Uma iniciativa europeia, coordenada a partir de Espanha pelo Instituto Tecnológico do Plástico (Aimplas), quer transformar o futuro dos painéis fotovoltaicos, com foco na reutilização, reparação e reciclagem.
O projecto europeu Sophia, lançado em Junho, visa enfrentar um dos maiores desafios do sector fotovoltaico: o fim de vida útil dos painéis solares, propondo soluções sustentáveis que vão desde o ecodesign até à rastreabilidade digital. Com financiamento da União Europeia através do programa Horizonte Europa, tem como objectivo principal melhorar de forma significativa a circularidade dos painéis solares.
Entre as inovações previstas, destaca-se o desenvolvimento de um protótipo digital para avaliar o “estado de saúde” dos painéis solares. O sistema permitirá identificar painéis com mais de 80% de eficiência restante, que poderão ser reparados através de tecnologias avançadas, como equipamentos assistidos por robôs e revestimentos dielétricos de alto desempenho.
Já os painéis considerados irrecuperáveis serão reciclados com tecnologias que maximizam a separação dos seus principais componentes — vidro, silício, metais e plásticos. No caso específico do vidro, será aplicada uma tecnologia de quantificação de antimónio, com o objectivo de optimizar a sua recuperação e reutilização.
Um dos pilares do projecto é o desenvolvimento de um novo modelo de painel solar, desenhado com componentes de fácil desmontagem. Para isso, serão usados autocolantes inteligentes que se desactivam a pedido, facilitando operações de manutenção ou desmantelamento.
Além disso, o projecto irá implementar uma plataforma digital que suporta o Passaporte Digital de Produto (DPP) para garantir a rastreabilidade total dos painéis solares — novos, reparados ou em fim de vida útil. A plataforma permitirá identificar com precisão os materiais e componentes de cada unidade, optimizando a sua gestão e promovendo a criação de um mercado secundário.
Para além da coordenação a cargo do Instituto Tecnológico do Plástico (Aimplas), o projecto reúne mais de uma dúzia de parceiros espalhados pela Europa.
Fotografia de destaque: © Unsplash