A plataforma on-line de venda e arrendamento de imóveis Idealista analisou em Julho mais de 300 mil casas no mercado imobiliário português e concluiu que apenas 17,8 % estão equipadas com sistemas de ar condicionado. Faro é a cidade com a maior percentagem de casas com ar condicionado e Bragança é o município com a menor.
Em Lisboa, 21,2 % das habitações listadas na plataforma on-line de imóveis dispõem de sistema de ar condicionado, enquanto no Porto a percentagem cai para os 15,7 %, abaixo da média nacional de 17,8 %. Para chegar a estes números, o Idealista analisou mais de 300 mil casas anunciadas na sua base de dados, disponíveis para venda ou arrendamento, a 14 de Julho.
É no concelho de Faro que se encontra a maior proporção de habitações equipadas com sistemas de ar condicionado, totalizando estas 36,9 % das casas listadas. Entre os municípios do país com mais equipamentos de ar condicionado estão também as cidades de Viseu (30,6 %), Braga (25,8 %) e Coimbra (20,8 %). No lado oposto da tabela, está Bragança, onde apenas 4,4 % dos imóveis tem ar condicionado, seguindo-se Guarda e Vila Real, com 4,8 % e 5,2 %, respectivamente.
Na comparação entre regiões, a diferença é mais significativa: no Algarve, 37,3% das habitações tem ar condicionado, enquanto nos Açores o valor apurado é de apenas 4,2 %. Já entre os imóveis para venda e arrendamento, 19,7 % dos que se enquadram na segunda situação têm equipamento de ar condicionado, contra 17,7 % nas casas para venda.