A ASHRAE e o The International Code Council (ICC) estão a criar um novo comité com o objectivo de desenvolverem uma norma que permita avaliar as emissões carbónicas em todo o ciclo de vida de qualquer edifício. As candidaturas, anunciadas na terça-feira, estão a decorrer até dia 26 de Setembro.

Como medir e verificar as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e as emissões carbónicas num edifício ou num grupo de edifícios, ao longo de todo o seu ciclo de vida? É com o objectivo de ajudar a dar resposta a esta questão e a apoiar a redução das emissões neste sector que a ASHRAE e o ICC estão a propor a Norma 240P – Avaliar Gases com Efeitos de Estufa e Emissões de Carbono na Concepção, Construção e Operação de Edifícios, que será aplicável a edifícios novos, existentes, residenciais, comerciais, seja individualmente, em grupo ou em fracções.

Segundo as entidades, esta norma vai possuir “uma abordagem ao carbono de todo o ciclo de vida”, fornecendo “procedimentos e dados consistentes” que possam ser referenciados em “políticas, códigos de conduta e normas que digam respeito à performance de edifícios novos e existentes”. Ao mesmo tempo, acrescenta Dominic Sims, Chief Executive Officer do ICC, “vai ser uma ferramenta essencial para reduzir os impactos dos edifícios e continuar a adaptá-los a um clima em mudança”.

Em particular, a norma proposta irá incluir o cálculo de emissões de GEE e carbono associadas aos fluxos materiais, energéticos e carbónicos, quer on-site, quer off-site, abrangendo também as emissões de carbono e GEE incorporados nos materiais e sistemas dos edifícios. Para isso, será ainda desenvolvida uma metodologia de cálculo e a expressão matemática do estado de “zero emissões”.

Se tem interesse em contribuir para esta nova norma, integrando o novo comité, pode realizar a sua candidatura até dia 26 de Setembro. Poderá encontrar mais informações sobre o processo aqui.