Realizou-se recentemente em Istambul a reunião anual da REHVA, na qual foram premiados o professor Manuel Gameiro da Silva e o aluno João Pedro Sousa Mota, ambos pertencentes ao Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
Istambul foi a cidade que acolheu, entre os dias 15 e 17 de Maio, a edição deste ano da reunião anual da REHVA (Federação Europeia das Associações de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado). É nesta reunião que os principais gestores, peritos, industriais, académicos e empresários se reúnem para debater sobre as soluções para um futuro sustentável.
No segundo dia do evento, realizou-se, entre outras sessões, o concurso de estudantes REHVA 2024, uma competição que, há duas décadas, premeia os melhores estudantes europeus da área AVAC. Os trabalhos apresentados a concurso baseiam-se em teses de mestrado ou licenciatura e podem abranger qualquer tema da área do aquecimento, ventilação ou ar condicionado.
O vencedor da prova internacional foi João Pedro Sousa Mota, aluno do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI).
O trabalho apresentado teve como base a sua tese, realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica, na especialidade de Energia e Ambiente, correspondendo à optimização acústica de uma viseira com vedação aerodinâmica para profissionais de saúde.
Manuel Gameiro da Silva, director da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), foi o outro português premiado pela REHVA, tendo recebido o Prémio de Excelência Profissional em Ciência pelas mãos do presidente da REHVA, Catalin Lungu, durante a Assembleia Geral da federação.
Esta foi a primeira vez que um cientista português recebeu este prémio internacional e o júri justificou a escolha com base no reconhecimento das suas realizações científicas e contribuições para melhorar a eficiência energética e o ambiente interior dos edifícios.
A REHVA, com sede em Bruxelas, representa mais de 100 mil engenheiros europeus. A Coordenação da Especialização da Ordem dos Engenheiros é a entidade que representa Portugal na REHVA.