O Ciclo Edifícios Sustentáveis é uma iniciativa promovida pelo Conselho Regional Sul (CRC) de Engenharia Eletrotécnica da Ordem dos Engenheiros. A 27 de Maio, as atenções são voltadas para a Directiva de Eficiência Energética dos Edifícios (EPBD).
A directiva já se encontra publicada e pronta para ser aplicada por toda a União Europeia durante os próximos dois anos. Recorde-se de que cada Estado-Membro será livre de adoptar a sua própria trajectória para reduzir o consumo médio de energia primária dos edifícios residenciais em 16% até 2030 e 20-22 % até 2035.
Sendo este um tema que está na ordem do dia, será a EPBD o mote da primeira sessão técnica do Ciclo Edifícios Sustentáveis, que irá acontecer no dia 27 de Maio, às 18h, através da plataforma Zoom.
“Por se tratar de um tema quente e que vai ter grande impacto nas empresas, esta sessão técnica visa discutir e esclarecer como os actuais sistemas de automatização e controlo de edifícios (SACE) se podem tornar cada vez mais eficientes e preparados para a integração nas redes de distribuição de energia, garantindo uma condução eficaz dos sistemas técnicos, bem como o conforto dos ocupantes”, refere a organização do evento.
A sessão vai contar com a participação do orador convidado Francisco Pombas, director comercial do Grupo Domótica SGTA. Antes do encerramento da sessão, haverá também espaço para um momento de perguntas e respostas.
A iniciativa está sujeita a inscrição, sendo que deverá ser feita através do Balcão Único até ao dia 26 de Maio. A inscrição é grátis para membros e terá um custo de 5€ para quem não for membro.
Fotografia de destaque: © Ordem dos Engenheiros