Em Vara del Rey, um município da província de Cuenca, a consciencialização para a descarbonização está a gerar avanços importantes para a transição energética.
Na localidade de Vara del Rey, o município de Cuenca tem uma instalação eléctrica para extrair água de poços para irrigação e consumo. Os órgãos municipais, no âmbito dos planos de descarbonização do consumo público, deram prioridade à redução da dependência do consumo de eletricidade para bombagem e irrigação.
Objectivos
Como objectivos principais, e num compromisso da Câmara Municipal com a consciência ambiental, o município centrou as suas intenções na redução drástica das emissões de gases com efeito de estufa (CO2, NOx, SOx) através da utilização de energia solar para bombagem e irrigação, com gestão energética do consumo e da produção.
Estudo inicial
A localidade dispõe de uma bomba submersível de 50 CV para enchimento de tanques e irrigação. A alimentação eléctrica é de 60 Kw.
Para diagnosticar o consumo e gerar a curva de procura diária, foi instalado um contador de gestão de energia Goodwe SEC1000. Observa-se que a bomba arranca e pára constantemente (uma média de 10 minutos de funcionamento por hora), devido à gestão dos sensores do tanque programados com histerese inferior a 20% da capacidade do tanque.
Para a instalação do sistema fotovoltaico, propõe-se a instalação de um gestor para programar os arranques das bombas durante as horas de produção. Além disso, o sistema de arranque existente é anulado e são instalados sensores de nível para permitir que os tanques baixem até 30%.
Solução proposta
As necessidades específicas do sistema de captação de água exigiam soluções de gestão energética para a produção e consumo, uma vez que existia um depósito de água, pelo que o objetivo a atingir é maximizar a utilização da produção de energia durante as horas solares e a acumulação durante o período noturno.
A Ecocuenca, juntamente com a Orduña, propõe a instalação de uma central solar fotovoltaica de 40 kW nominais ligada à rede, com gestão inteligente dos consumos.
Para o efeito, propõe-se a instalação de um gestor para os sensores de arranque da bomba durante as horas de produção. Além disso, o sistema de arranque existente é anulado e são instalados sensores de nível para permitir que os tanques baixem o seu nível até 30% durante as horas solares e até 50% durante a noite.
A ligação foi efetuada à rede interna da instalação de bombagem, uma vez que a energia gerada pelo novo sistema fotovoltaico será utilizada para autoconsumo, sendo o excedente introduzido na rede.
A instalação é constituída por:
- 80 Módulos CANADIAN HIKU6 540W CS6W-540MS
- 2 Inversores solares GoodWe GW20K-DT trifásico
- Smart Energy Controller SEC1000 Goodwe
- Estrutura SUNFER (incluindo fundações e ancoragem da estrutura e dos painéis)
- Caixas de proteção DC y CA.
Com estas medidas, Vara del Rey conseguiu assegurar que a água nos tanques se regenere quase na sua totalidade e que o consumo da bomba coincide com as horas de produção. Para além disso, durante os meses de maior consumo de água, assegura-se que os sensores de nível ligam a bomba se necessário e coincidem com as horas em que os custos energéticos são mais baixos.
Outras informações de interesse
Este projeto é apresentado para cofinanciamento pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Operacional para o Crescimento Sustentável 2014-2020 e dentro do Objetivo Temático 4, “Promover a transição para uma economia de baixo carbono em todos os sectores”, a fim de alcançar uma economia mais limpa e sustentável.
O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa.
Fonte: Press Release