A MatosinhosHabit e a AdEPorto – Agência de Energia do Porto juntaram-se numa parceria que visa promover a eficiência energética e a utilização de energias renováveis nos edifícios de habitação. Resultante desta parceria, a MatosinhosHabit irá integrar o projecto europeu Porto Energy Hub, que pretende combater a pobreza energética.

A MatosinhosHabit e a AdEPorto estabeleceram um protocolo que irá permitir a inclusão da MatosinhosHabit no Porto Energy Hub, um projecto europeu “de apoio a investimento na área das energias renováveis e na reabilitação de imóveis”, lê-se em comunicado. O principal objectivo deste projecto é desenvolver ferramentas técnicas, financeiras e legais que permitam a dinamização dos investimentos na reabilitação dos edifícios e das energias renováveis, para combater a pobreza energética.

O projecto Porto Energy Hub, além de contar com o apoio e colaboração de várias instituições e organizações, desde autarquias a entidades gestoras de habitação social ou cooperativas de habitação e famílias, visa igualmente apoiar os municípios rumo à eficiência energética. Para tal, o Porto Energy Hub conta com a implementação do Project Development Assistance (PDA), um projecto que pretende derrubar as barreiras no investimento em planos estratégicos e alcançar, em última instância, “uma descarbonização efectiva da economia”. Assim, o Porto Energy Hub propõe-se também a criar mecanismos para o desenvolvimento de várias acções nos sectores da eficiência energética, “com a beneficiação das condições da habitação”, e das energias renováveis, através da “promoção da redução da factura energética pelo recurso a fontes de energia renovável, promoção das Comunidades de Energia Renovável, desenvolvimento de comunidades energéticas que permitam o desenvolvimento de unidades de produção para autoconsumo, e desenvolvimento de iniciativas de divulgação do projecto”, de modo que este possa ser replicado noutros municípios ou em comunidades intermunicipais.

“Esta parceria com a AdEPorto vem possibilitar que possamos agir em diversas frentes. Por um lado, em termos de uma melhoria substancial, em termos da aplicação de novos modelos de eficiência energética e energias renováveis, que se irá reflectir numa melhoria significativa das condições habitacionais e de bem-estar dos nossos habitantes. Por outro lado, como meio de combater uma realidade cada vez mais comum em todo o mundo, a pobreza energética, mas também como forma de qualificação das condições de vida das populações”, sublinha Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit.