A Parceria Local de Telheiras, de Lisboa, está a desenvolver uma iniciativa que procura aconselhar e informar a comunidade sobre eficiência energética e energias renováveis. Para combater a iliteracia energética, o projecto procura capacitar a comunidade sobre medidas, apoios financeiros e regulamentos relevantes para melhorar o desempenho energético e o conforto térmico das habitações e do comércio local.

Há quem não tenha consciência do impacto das suas escolhas no que respeita à sustentabilidade, e há quem queira alterar comportamentos, mas não saiba como – é também nesse sentido que o projecto “ReCoopera: espaço comunitário para aprender, reparar, partilhar e doar” pretende actuar. “A ideia central [da iniciativa] é organizar um evento mensal, gratuito e aberto a todos, com oficinas de reparação do género Repair Café, onde será possível aprender a reparar e reutilizar produtos como electrodomésticos, informática, electrónica, vestuário e bicicletas, entre outros, recorrendo a conhecimentos da própria população sempre que possível”, explica Luís Keel Pereira, gestor da Parceria Local de Telheiras, citado em comunicado.

Para além disso, haverá também um espaço para aconselhamento e apoio sobre eficiência energética e energias renováveis, “com o objectivo de informar e capacitar a comunidade sobre medidas, apoios financeiros e regulamentos relevantes para melhorar o desempenho energético e conforto térmico das suas habitações e do comércio local, e para produzir e utilizar energia renovável localmente”, adianta Miguel Macias Sequeira, engenheiro do ambiente e um dos 36 co-promotores da iniciativa. Além de tudo isto, o projecto irá também incluir workshops temáticos sobre sustentabilidade, momentos culturais, solidariedade, entre outros.

Como surgiu?

Desde Setembro de 2020, a Parceria Local de Telheiras, que junta várias instituições, organizações e grupos informais do bairro lisboeta, tem vindo a promover um processo participativo junto da sua população. “Ideias em Rede” é uma iniciativa que decorreu em formato híbrido e que teve como objectivo recolher sugestões no âmbito da sustentabilidade ambiental e social e da cidadania activa, com vista à melhoria da qualidade de vida do bairro. As ideias lançadas pela comunidade foram analisadas pelo grupo de trabalho Telheiras Sustentável e posteriormente colocadas a votação, num processo que contou com mais de 300 pessoas. Segundo Luís Keel Pereira, decidiu-se “avançar com algumas das ideias mais interessantes para os telheirenses”.

Uma das ideias mais votadas é o ReCoopera, que consiste na criação de um espaço comunitário no bairro, focado na economia circular e na sustentabilidade, ligado ao Centro de Partilha de Recursos já em desenvolvimento pela Parceria Local. Este espaço, segundo o que adianta a organização, é gratuito e acessível a todos, e pretende responder activamente às necessidades e desejos da comunidade local, mas também do público de Lisboa em geral. Os impactos da proposta para a cidade passam pela redução do desperdício, consumo responsável, sensibilização, capacitação dos cidadãos e socialização.

A Parceria Local de Telheiras prevê ainda a dinamização de vários grupos de trabalho para a implementação de outras iniciativas/ideias propostas pelos telheirenses, incluindo a “construção de abrigos para aves e polinizadores, compostagem comunitária, redução do uso de plásticos no comércio local, adopção de canteiros por parte da população, apoio à limpeza do bairro e desenvolvimento de uma comunidade de energia em Telheiras”.

O projecto “ReCoopera: espaço comunitário para aprender, reparar, partilhar e doar” esteve disponível para votação no Orçamento Participativo de Lisboa 2021 até ao dia 15 de Junho. Poderá consultar todos os projectos aqui.