Depois de a última edição ter passado por Lisboa, desta vez será Viena de Áustria o palco da maior conferência europeia dedicada à investigação, às tecnologias e aplicação da energia fotovoltaica. O evento realiza-se entre os dias 23 e 27 de Setembro.
À semelhança da edição anterior, o programa da 41th European Photovoltaic Solar Energy Conference and Exhibition (EU PVSEC 2024) inclui apresentações plenárias, orais e visuais sobre as últimas tendências científicas, tecnológicas e relacionadas com o mercado em cinco tópicos principais: materiais e células de silício; filmes finos e novos conceitos; módulos fotovoltaicos e balanço do sistema de componentes; engenharia de sistemas fotovoltaicos e aplicações (integração nos edifícios, em veículos, em espaços agrícolas, etc.); e o papel do fotovoltaico na transição energética.
“À medida que o sector da energia acelera e a energia solar fotovoltaica instalada entra na era dos multi-TW, a comunidade de investigação e inovação no domínio da energia fotovoltaica está pronta para ser o principal motor e apresentar soluções e desenvolvimentos para a transição energética”, sublinha Robert Kenny, Technical Programme Chair enquanto membro do Joint Research Centre (que coordena o programa científico), no website do evento.
Para além dos tópicos que serão abordados na conferência, haverá lugar a um conjunto de eventos paralelos. Estes permitem aos participantes obter uma visão aprofundada de tópicos específicos ao longo das mais recentes tecnologias e aplicações fotovoltaicas e tendências de mercado. Destacam-se, por exemplo, os eventos “Conceção ecológica e rótulo energético para produtos fotovoltaicos: presente e futuro” e “Potenciar a integração da energia fotovoltaica no ambiente construído: avançar com as acções de Investigação & Inovação para 2030”.
O evento vai também acolher uma exposição da indústria do fotovoltaico, uma iniciativa que permite às empresas partilharem as tecnologias e inovações que têm vindo a desenvolver no sector da energia proveniente de fonte solar.
Robert Kenny destaca a Academia PV, que entra na sua terceira edição e que irá acontecer no dia 22 de Setembro: “a Academia PV oferece aos novos trabalhadores do sector a oportunidade de aumentarem os seus conhecimentos sobre uma série de áreas-chave da energia fotovoltaica através de um conjunto de tutoriais ministrados por especialistas reconhecidos”.
No âmbito da conferência, serão atribuídos três prémios: o Prémio Becquerel, destinado a um indivíduo que se distinga pelo mérito científico, técnico ou de gestão no desenvolvimento da energia solar fotovoltaica; os Prémios de Estudante, para premiar a investigação mais marcante que tenha sido desenvolvida por investigadores jovens; Prémios de Pósteres, para as apresentações visuais científicas que mais se destaquem.
A EU PVSEC é uma plataforma de renome mundial com um foco total no sector solar fotovoltaico global. O evento do ano passado, que aconteceu em Lisboa, atraiu mais de 1800 participantes de 60 países e reforçou a sua posição como centro mundial de investigação e desenvolvimento no domínio da energia fotovoltaica.
Fotografia de destaque: © WIP Renewable Energies