A Energy Cities, uma rede de governos locais espalhados por 30 países, será a coordenadora da ferramenta European City Facility (EUCF), um novo projecto financiado pela União Europeia cujo propósito é ajudar e financiar cidades e municípios a seguirem o caminho da sustentabilidade.
De acordo com o comunicado publicado no portal da Energy Cities, esta ferramenta será preponderante para que inúmeras cidades da União Europeia possam aceder à melhor informação técnica, legal e financeira, em termos de investimentos e em energia sustentável.
A EUCF tem os seus objectivos bem definidos e que passam por, entre outros, disponibilizar apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento de 225 conceitos de investimento, que servirão para alavancar mais de 320 milhões de euros investimento, quer público, quer privado. Para além disso, irá ser assegurada formação de, pelo menos, 450 elementos, com capacidade e recursos técnicos para garantirem a implementação dos referidos conceitos de investimento.
Este suporte será essencial para facilitar o acesso, especialmente de municípios de menor dimensão, a financiamento privado bem como a outras fontes de financiamento e aconselhamento já existentes (ELENA, PDA- H2020 ou EIB Advisory Hub).
Este projecto conta com mão portuguesa. Francisco Gonçalves é um dos elementos da Energy Cities, à qual chegou em 2017, para liderar projectos de gestão em sustentabilidade energética urbana.