O projecto para uma nova comunidade residencial que segue os padrões do conceito Passive House, gera toda a sua energia no local e é neutra em carbono foi um dos vencedores do concurso Reiventing Cities.

Um bairro histórico de Chicago, nos Estados Unidos, originalmente construído para os trabalhadores das fábricas da zona tem, actualmente, cerca de 170 lotes vagos. Tendo perdido cerca de 50 000 pessoas desde o seu auge, nos anos de 1950, a cidade de Chicago começou a desenvolver vários projectos e programas para melhorar o bairro e a sua comercialização.

Surge, assim, o projecto que integrou os vencedores do concurso Reiventing Cities. De nome Garfield Green, devido à proximidade do histórico Garfield Park, de cerca de 75 000m2, tem como finalidade levar, para um bairro com necessidade de investimento, moradias inovadoras e de alta qualidade (para compra ou aluguer) e o desenvolvimento de lojas e escritórios.

Com design resiliente, preparado para os desafios ambientais que Chicago irá enfrentar e construído usando a mais recente tecnologia modular da ciência da construção oriunda de uma fábrica que se situa a apenas 6,5 km do local, o projecto segue os padrões do conceito Passive House e é replicável.

Sendo um projecto habitacional, Garfield Green permite a possibilidade de ter espaço para outros usos, tais como cuidados de saúde, um café e um restaurante. Os espaços verdes vão ocupar quase 2 000 m2 e o espaço público é amplo, na forma de um parque e com uma praça memorial. Inclui uma grande diversidade biológica, através de um arboreto de carvalho e um jardim no terraço do prédio, para agricultura urbana. Incluindo várias soluções com vista à resiliência e adaptação climáticas, o design bioclimático passivo foi pensado para amenizar o efeito de “ilha de calor”.

De forma a facilitar a comercialização desta área, a câmara municipal de Chicago tem levado a cabo diversos projectos no local, que incluem pomares, um parque de tratamento de águas pluviais, áreas para recreação, jardinagem urbana e tratamentos de águas pluviais que desviam a água da chuva do sobrecarregado sistema de esgotos da cidade. Integrado nesta filosofia, também Garfield Green está projectado para processar a 100 %, e no local, as águas pluviais.

Representado por POAH PRESERVATION OF AFFORDABLE HOUSING, INC., com a arquitectura de PERKINS+WILL, INC. / NIA ARCHITECTS, INC. e os especialistas ambientais da TERRA ENGINEERING, LTD., Garfield Green é considerado único pelo seu compromisso com o desenvolvimento holístico do bairro, estando previsto também o apoio experimental a associações e à escola secundária local, além de acolher start-ups que promovam a sustentabilidade ambiental. Os autores de Garfield Green consideram que o projecto só é considerado bem-sucedido se for desenvolvido com um compromisso com a equidade e a inclusão, com a adesão da maioria do bairro, o forte envolvimento da comunidade e a sensibilidade face à sua história e ao seu património.

Sobre o Reinventing Cities

O Reinventing Cities é uma competição global criada pelo grupo C40, a rede de Cidades para Liderança do Clima. A iniciativa pretende promover a regeneração urbana resiliente, sustentável e neutra em carbono, por todo o mundo.

Para o efeito, o C40 e as cidades participantes convidam arquitectos, construtoras, organizações ambientalistas, grupos comunitários e artistas para formar equipas criativas e competir pela oportunidade de transformar essas cidades, apresentando projectos que respondam a dez desafios ambientais. Os participantes também têm de demonstrar como podem ser alcançadas soluções climáticas inovadoras, em combinação com uma arquitectura diferenciada.

Para este concurso, 14 cidades identificaram 31 espaços que, actualmente, estão dormentes, como terrenos baldios e prédios abandonados, um antigo aeroporto, mansões históricas, mercados, estacionamentos, uma incineradora e um aterro abandonados. Os projectos vencedores irão servir de modelo a cidades de todo o mundo, demonstrando como a aliança entre os sectores público e privado podem definir o futuro, alcançando um desenvolvimento urbano descarbonizado e, ao mesmo tempo, economicamente viável.