A DECO tem um novo Gabinete de Aconselhamento de Energia (GAE) que oferece aconselhamento personalizado aos consumidores sobre como melhorar o desempenho energético das suas habitações. Até agora, já mais de 100 consumidores usufruíram deste aconselhamento individual e muitos procuraram ajuda para se candidatarem a mecanismos de apoio.

No âmbito do Projecto Soluções para Combater a Pobreza Energética (STEP), financiado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia (UE) e que inclui alguns dos países com as maiores taxas de pobreza energética na Europa, a DECO criou um Gabinete de Aconselhamento de Energia. De acordo com o website da organização, este gabinete pretende ajudar os “consumidores em situação de pobreza energética a gerir o seu consumo de energia e a melhorar o seu padrão de vida, ajudando-os a encontrar soluções mais adequadas, nomeadamente no que respeita a mecanismos de apoio existentes”. Da mesma forma, o GAE oferece aconselhamento individual e personalizado para um “consumo mais eficiente de energia”, por forma a ajudar os consumidores a melhorar o desempenho energético das suas habitações.

Sendo que Portugal tem vindo a implementar mecanismos de apoio para melhoria do desempenho energético das habitações, e segundo a nota lançada pela Agência de Energia e Ambiente de Lisboa (Lisboa E-Nova), este gabinete também ajuda os consumidores a candidatarem-se às iniciativas disponíveis, incluindo o programa Vale Eficiência, cujas candidaturas arrancaram esta semana. Também o Programa de Edifícios Mais Sustentáveis é um dos mecanismos de apoio que abrangem várias medidas de eficiência, “desde o isolamento de janelas e paredes até sistemas de aquecimento mais eficientes”, lê-se em comunicado. A segunda edição deste programa teve início em Junho deste ano, e as candidaturas estarão abertas até Novembro de 2021, se a verba disponível não se esgotar até então. De notar que está previsto, para a acção, um orçamento de 30 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência, e que os candidatos podem receber até 85 % do financiamento das medidas que implementarem nas suas casas.

A DECO tem “apoiado e aconselhado consumidores relativamente ao procedimento de candidatura a este programa”, que exige que as candidaturas sejam submetidas on-line. Neste sentido, a organização de consumidores poderá fornecer apoio relativamente a estes processos, nomeadamente a nível de conhecimentos digitais e técnicos que os consumidores possam não deter para submeter a candidatura on-line.