A Housers, uma plataforma dedicada ao crowdfunding imobiliário, vai alargar a sua vertente de negócio, com uma aposta nas energias renováveis. A empresa, fundada em Madrid em 2016, surgiu como uma plataforma de fácil acesso para qualquer pessoa poder investir em imobiliário, mas decidiu agora oferecer o caminho do investimento em energias verdes.
Segundo João Távora, responsável pelos mercados internacionais da empresa, “investir em energias renováveis é investir num futuro sustentável e lucrativo, tal como mostra o crescimento do investimento neste sector, que deverá atingir os 2,6 trilhões de dólares no final de 2019, segundo um estudo da Bloomberg”.
Esta nova modalidade de investimento está disponível com um valor mínimo de 50 euros, montante que pretende ser atractivo para qualquer investidor que queira diversificar os investimentos das suas economias, apostando numa área em crescimento.
No entanto, esta nova variante apresentada pela Housers surge, igualmente, com contrapartidas para as empresas. Para João Távora, “o modelo de negócios irá também permitir ajudar pequenas empresas de energia renovável a lançarem os seus projectos, sem as barreiras impostas por alguns modelos tradicionais de financiamento. (…) O objectivo é reduzir a dificuldade que estas empresas possam encontrar no acesso a financiamento, num mercado relativamente dividido, mas com intervenientes tipicamente de grande dimensão”.
A Housers surgiu em 2016 e, actualmente, está presente em vários mercados como Espanha, Itália e Portugal. Desde que foi fundada, a empresa de crowdfunding já angariou investimentos superiores a 92 milhões de euros, tendo devolvido aos investidores cerca de 32 milhões de euros de capital e benefícios. Só em Portugal, mais de 13 mil utilizadores já investiram um montante superior a 5 milhões de euros.