É a mais recente aquisição da equipa da Eurofred em Portugal. Jorge Carvalho assumiu, no primeiro semestre deste ano, o cargo de Business Director da empresa e já definiu o caminho a seguir. “Conquistar mercado é a prioridade, oferecendo ao cliente não só o equipamento, mas, acima de tudo, a solução.

Tendo em conta os vários anos de experiência no seu currículo, o que traz de novo para a Eurofred?
A Eurofred representa um novo desafio, muito aliciante. É a empresa em Portugal que se diferencia de todas as outras do sector, porque disponibiliza uma solução global para implementar um projecto, apresentando equipamentos para diferentes sectores, nomeadamente climatização doméstica, comercial e industrial, aquecimento e Horeca, que se destacam pela sua alta eficiência energética num modelo que contempla o canal profissional e o consumidor final, oferecendo a máxima excelência em produtos e serviços. O profundo conhecimento que a Eurofred tem do mercado permite-lhe desenvolver, por um lado, uma proposta global de serviços e produtos e, por outro, uma proposta adaptada a cada perfil de cliente e a cada tipologia de negócio ou necessidade, tanto para o mercado doméstico, como profissional. Os ganhos são enormes para os projectistas e donos de obra, uma vez que passam a gerir um único fornecedor.

Enquanto novo Business Director da Eurofred, quais serão as suas prioridades?
Conquistar mercado. A diferenciação e a oferta de produtos e serviços alargados atribuem à Eurofred um potencial enorme de crescimento em vários mercados. O meu papel passará também por injectar internamente essa ambição, porque efectivamente a empresa já tem tudo o que é necessário para esse salto, só falta mesmo entrarmos em modo de aceleração.

Neste momento, qual o posicionamento da empresa no mercado do AVAC nacional e quais os objectivos nesse sentido?
Toda a equipa da Eurofred está neste momento com uma motivação própria de um David que venceu um Golias e com toda a humildade estamos aqui para crescer no mercado do AVAC e Horeca, com valores simples, mas sólidos e, acima de tudo, atingíveis. Com uma nova postura de não vender só os equipamentos, mas, sim, as soluções, com um acompanhamento profissional, no antes, no durante e depois do negócio, de modo a que o dono da obra sinta uma parceria e que as relações se solidifiquem nos projectos vindouros, que cada obra seja uma solidificação de relação com toda a cadeia envolvida. A cadeia envolvida passa pelo respeito às entidades instaladoras, projectistas, fiscalizadoras e, por fim, do dono da obra ou representante do mesmo. Isto é, não “atropelar” ninguém para realizar vendas, este respeito é a chave fundamental para um crescimento sólido e uma conquista no mercado, ganhando, deste modo, o respeito de todos.

Qual a estratégia para o futuro e em que segmentos vêem maior potencial?
O mercado profissional é um foco assumido nos últimos anos. A nova aposta é trabalhar em áreas chave dos projectos, como é o caso dos projectistas. É nestas entidades que nascem e se desenvolvem as soluções preconizadas em projecto e que, depois, vão para o mercado em forma de caderno de encargos, o que só por si é uma vantagem para a marca que ajuda a desenvolver a solução e especifica (prescreve) os seus equipamentos. Outra das apostas é no ramo da hotelaria com toda a panóplia de soluções e equipamentos no canal Horeca – estando a hotelaria a crescer e a renovar-se esta é uma área que só por si é um pequeno mundo. Cada vez mais é necessário identificar, em cada negócio, qual o canal decisor e estar atento ao evoluir dos processos de modo a não perder as oportunidades num meio cada vez mais concorrido.

“Cada vez mais é necessário identificar, em cada negócio, qual o canal decisor e estar atento ao evoluir dos processos de modo a não perder as oportunidades num meio cada vez mais concorrido”.

Apesar da retoma económica, que barreiras persistem no mercado e como a Eurofred pretende enfrentá-las?
As barreiras do mercado são iguais para todos: preços competitivos, forte presença das marcas nos canais profissionais, entre outros. O enfrentar as barreiras será feito com trabalho, persistência e, acima de tudo, com grande presença nos diversos canais profissionais.

As exigências para os edifícios NZEB começam a ganhar forma. Estão preparados para essa alteração?
Ser eficiente é a assinatura da Eurofred. A Eurofred está muito atenta a este comportamento e exigências do mercado e, por isso mesmo, está focada na inovação que privilegia a sustentabilidade, a eficiência energética e o conforto, de forma a contribuir para um ambiente mais saudável. Os nossos produtos incorporam a mais avançada tecnologia com o objectivo de reduzir o consumo de recursos naturais e favorecer a eficiência energética dos equipamentos. Promovemos o desenvolvimento de produtos ecoeficientes (para as gamas do sector doméstico e industrial) que incorporam gases refrigerantes amigos do ambiente, como é o caso do R32, cujo impacto no meio ambiente é um terço do que tem o R410. A aerotermia é considerada uma energia limpa e eficiente e, por isso mesmo, faz parte das apostas da empresa, no pressuposto de que é uma tecnologia que se caracteriza por absorver a energia existente no ar para, posteriormente, a transmitir à água, tornando-se na opção mais barata e eficiente no que diz respeito às necessidades de aquecimento, arrefecimento e AQS de qualquer tipo de habitação.

Tivemos um verão tardio. Quais são as expectativas para as vendas?
No que diz respeito ao mercado doméstico, sabemos que as vendas oscilam na mesma proporção da subida ou descida da temperatura. Ainda é uma compra pouco planeada pelo consumidor final, mas este comportamento aos poucos também começa a mudar para soluções de instalação. Cabe-nos a nós também passar ao mercado a informação adequada para que possam optar por soluções mais adequadas às suas necessidades. No mercado profissional, a questão vai ao encontro do que referi anteriormente e que se prende por desenvolver um trabalho continuado de prospecção, venda e acompanhamento de soluções globais que permitam gerar uma relação de confiança e de futuro com os nossos clientes. Queremos ser o parceiro de negócio dos nossos clientes.