Tudo começou em 2011 quando a Henning Larsen Architects, a conceituada empresa dinamarquesa, venceu o concurso para projetar a extensão do Novo Hospital Herlev: uma área de 56.000m2, orçamentada em mais de 113 milhões de euros.

Em contraste com o edifício do hospital já existente, uma torre de 120 metros e sem espaços exteriores, nasceram três edifícios circulares mais baixos, com bases retangulares, que recebem um departamento de emergência e um centro materno infantil, com ala pediátrica e maternidade.   

O projeto foi desenvolvido com foco na sustentabilidade e para classe energética 1. Tem espaços amplos e visa criar um ambiente agradável para pacientes e visitantes, que convida a usufruir do ar fresco e estimular os sentidos.

A VLopes Scandinavia, filial do grupo Vieira & Lopes, está presente no projeto desde o início, subcontratada para a instalação de condutas na área de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) pela empresa espanhola Inabensa.

“A consequência positiva que é estarmos na Dinamarca começou com este projeto e com a decisão de fundar uma filial e cumprir todas as normas e leis dinamarquesas. É inegável a sua importância no crescimento enquanto estrutura empresarial e na visibilidade que ganhamos. Ter estado neste projeto é, para a VLopes, motivo de grande orgulho e uma excelente referência para projetos futuros, quer no país, quer no setor hospitalar” afirma Marco Lopes, CEO da Vieira & Lopes.

A EMPRESA TEM CERCA DE 20 FUNCIONÁRIOS A TRABALHAR DIARIAMENTE NA ÁREA DE AVAC DESDE 2015.

Para além da instalação de condutas, a empresa portuguesa forneceu e equipou o novo Hospital de Herlev com 35 Unidades de Tratamento de Ar com Certificação Higiénica, da marca OCRAMclima, detida pelo grupo Vieira & Lopes, o que equivale a uma faturação de 1,1 milhões de euros.

De relembrar que a empresa portuguesa Vieira & Lopes, fundada em 1998 para a instalação de equipamentos de AVAC, criou em 2008 a sua própria marca de Unidades de Tratamento de Ar, passando de instaladores a fabricantes de equipamentos para a área AVAC. Em 2013, o grupo fundou a VLopes Clim, em França, e em 2015 a Vlopes Scandinavia, na Dinamarca, ambas dedicadas à instalação de condutas.

Atualmente, o grupo VLopes conta com mais de 135 colaboradores distribuídos pelos diversos departamentos.

 

O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa. FONTE: Press Release