Com a subida das temperaturas, os portugueses procuram combater o calor nas suas habitações, mas, segundo mostra a plataforma de serviços Fixando, o sector da climatização está a ter dificuldades em responder a essa procura.
Portugal atravessa uma vaga de calor, com os termómetros a marcar valores acima dos 40 ºC em várias zonas do país, e os portugueses estão a ter dificuldades em encontrar soluções para o arrefecimento das suas habitações. De acordo com os dados da plataforma de serviços Fixando, na primeira quinzena de Agosto, observou-se um aumento de 15 % na procura por serviços de instalação e reparação de sistemas de ar condicionado. Este aumento da procura veio dificultar a resposta por parte do sector de climatização, que não conseguiu responder a 93 % dos pedidos dos clientes.
Embora esta tendência tenha surgido ainda antes da vaga de calor que se tem feito sentir nos últimos dias, a verdade é que, com as temperaturas a aumentarem cada vez mais, espera-se que a procura por este tipo de serviços e equipamentos de climatização registe uma nova subida “significativa”, não só a nível da contratação de profissionais, mas também da compra de soluções. De notar que, em Julho, 23 % dos portugueses afirmou que a temperatura das suas casas no verão é “desconfortável, por ser demasiado quente”, lê-se em comunicado.
Segundo o estudo levado a cabo pela Fixando junto dos seus utilizadores, a solução preferencial dos portugueses para combater o calor nas suas casas é o ar condicionado (40 %), enquanto as ventoinhas são a preferência de 30 % da população.