Um estudo recente publicado pelo idealista, um marketplace imobiliário, revela que apenas 21 % das casas à venda ou para arrendar em Portugal têm sistemas de ar condicionado. Enquanto Faro é a cidade com mais imóveis com este sistema de climatização, Guarda é a cidade portuguesa com menos casas equipadas com ar condicionado.

De acordo com um estudo do idealista sobre o mercado habitacional que dispõe de sistemas de ar condicionado, que analisou mais de 300 mil casas à venda e em arrendamento, só 21 % dos imóveis portugueses têm estes sistemas de climatização. Ainda assim, Faro é a cidade com mais casas com sistema de arrefecimento (41 %), ao passo que Guarda é a cidade portuguesa com menos casas anunciadas para venda e arrendamento equipadas com ar condicionado (1 %).

Depois de Faro, Viseu e Braga são as cidades com mais casas equipadas com este sistema (38 % e 33 %, respectivamente), seguindo-se Aveiro (26 %), Lisboa (25 %) e Coimbra (20 %). No sentido contrário, Guarda lidera o pódio, seguindo-se Bragança (4%) e Vila Real (5 %). Já no Porto, apenas 19 % dos imóveis anunciados para venda e arrendamento têm ar condicionado – menos do que a média nacional, 21 %.

Segundo este estudo, existem mais casas com ar condicionado à venda do que para arrendar, revelando-se uma diferença “significativa”. Das casas disponíveis para comprar, 21 % conta com o sistema de climatização, enquanto apenas 19 % das casas para arrendar contam com este extra. De notar que em Beja, Guarda e Portalegre nenhuma das casas que se encontram para arrendar têm ar condicionado.