A Sacyr Engenharia e Infraestrutura conquistou o projeto de construção do novo edifício do Hospital Universitário “12 de Octubre” em Madrid, num contrato no valor de 227 milhões de euros e com prazo de execução de 38 meses.
A nova ala do Hospital contará com 740 quartos para o internamento de adultos e crianças, com uma flexibilidade inovadora: podem ser equipados para ocupação individual ou dupla, dependendo das necessidades médicas. Alguns quartos serão especialmente equipados para permitir o isolamento dos pacientes, administrar tratamentos de radioterapia ou monitorização dos pacientes.
O projeto incluirá também 40 salas de cirurgia, bem como unidades para cirurgias ambulatórias, reanimação e cuidados intensivos – 150 camas para adultos, crianças e recém-nascidos – entre outras importantes instalações.
A energia do edifício será fornecida por painéis fotovoltaicos com 300 MW de potência, através da instalação de painéis no telhado, projetados para dissipar o calor de uma forma mais rápida e totalmente compacta.
A Sacyr tem no seu portfólio a construção ou renovação de mais de 60 hospitais, representando mais de 14.000 camas, em sete países. Através da subsidiária Somague Concessões de Infraestruturas, a Sacyr Somague destaca-se em Portugal por participar na gestão de três hospitais, que representam mais de 1.200 camas disponibilizadas e servem uma população de quase 2 milhões de utentes: Hospital de Vila Franca de Xira, Hospital de Braga e Hospital da Ilha Terceira.
Graças à experiência nesta área, durante a pandemia a Sacyr elaborou um Manual para a Gestão Integral de Hospitais perante doenças epidémicas, que abrange as várias fases de desenvolvimento deste tipo de infraestruturas, incluindo o planeamento, o projeto, a construção, a operação, a manutenção e o uso de materiais. A Sacyr propõe as melhores soluções para cuidar e melhorar o nível de atendimento dos utilizadores dos hospitais.
O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa. FONTE: Press Release