O XVI Congresso Ibero-Americano de Ar Condicionado e Refrigeração (CIAR 2022) já tem encontro marcado e será em Lisboa, nos dias 4 a 6 de Maio. Depois disso, o evento, um dos maiores no sector da climatização, só regressa a Portugal em 2040.

Organizado pela Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado (EFRIARC) e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o CIAR 2022 vai trazer à capital portuguesa técnicos e especialistas do sector do Ar Condicionado e Refrigeração, sobretudo do continente americano e da Península Ibérica.

Entre os oradores convidados, já estão confirmados os professores Eduardo Maldonado, da Faculdade de Engenharia da U.Porto, Manuel Gameiro da Silva, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da U. Coimbra, Paulo Ferrão, do Instituto Superior Técnico da U.Lisboa, Joana Portugal Pereira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bem como do vice-presidente da Aliança Global da Qualidade do Ambiente Interior, Vishal Kapur, e do director-geral do Instituto Internacional de Refrigeração, Didier Coulomb.

Com o objectivo de promover a partilha de conhecimento científico e técnico, o CIAR 2022 vai focar-se nos seguintes temas: Edifícios e Sistemas de Alto Desempenho e Sustentáveis; Fundamentos e Aplicações; Refrigeração e Fluidos Frigorígenos; Soluções e Tecnologias Inovadoras; Tecnologias de Informação e Comunicação para os Edifícios Inteligentes; Ventilação e Qualidade do Ar.

Serão três dias com dois pontos de encontro – a Casa da América Latina no dia 4 e o Centro de Congressos do LNEC nos dias 5 e 6 – e com um programa que vai desde sessões de palestra, de reunião, de apresentação de trabalhos, até uma visita técnica ao LNEC e momentos de pausa para café, almoço e jantar.

Técnicos, especialistas, estudantes, académicos e outros agentes do mercado AVAC-R que desejem participar podem obter mais informações sobre as modalidades e os preços dos bilhetes aqui.