No âmbito do Dia Mundial da Energia, celebrado a 29 de Maio, Cascais irá promover uma conferência dedicada à transição energética justa, onde será apresentado o Plano Municipal de Mitigação da Pobreza Energética, com destaque para o Fundo Verde de Apoio às Famílias de Cascais e os Espaços Energia.  

A sessão terá lugar no Auditorium António Champalimaud (sala B137) da Nova SBE, em Carcavelos. A iniciativa tem como objectivo dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo município na luta contra a pobreza energética e inspirar a comunidade em geral com soluções integradas e inovadoras, alicerçadas numa perspectiva integrada dos objectivos de descarbonização. 

Este evento surge na sequência da aprovação, no dia 8 de Abril, do Plano Municipal de Mitigação da Pobreza Energética de Cascais, que está alinhado com a Estratégia Nacional de Longo Prazo de Combate à Pobreza Energética, no âmbito dos Objectivos da Agenda 2030. Assume como visão “o combate à pobreza energética, em 2025, e a sua erradicação até 2050, em Cascais”. 

Para concretizar este objectivo, o município tem em curso iniciativas como o Fundo Verde de Apoio às Famílias de Cascais, um mecanismo de transição energética justa que disponibiliza apoios progressivos com discriminação positiva às famílias mais vulneráveis. Estão igualmente em funcionamento dois Espaços Energia da Rede Nacional da ADENE, programas de requalificação e de eficiência energética de habitação pública municipal, assim como diferentes programas de apoio social dirigidos a famílias carenciadas. 

De acordo com o município, o plano, agora aprovado, “vem sistematizar e amplificar todas estas medidas, propondo objectivos e metas por década, para erradicação da pobreza energética em Cascais até 2050. Constitui um ecossistema muito inovador, não só a nível nacional como a nível europeu”. 

A conferência de celebração do Dia Mundial da Energia tem o seguinte programa: 

09h30 | Welcome Coffee 

10h00 | Abertura – Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras 

10h05 | Secretário de Estado da Energia, Jean Barroca 

10h10 | A Transição energética justa em Cascais – Director Municipal do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Cascais, Luís Almeida Capão 

10h30 | Mesa-redonda Fundo Verde: O modelo inovador de Cascais 

11h10 | Encerramento – Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes 

 

Fotografia de destaque: © Cascais Ambiente