A ASHRAE e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) OzonAction anunciaram o lançamento de novas ferramentas de avaliação de sustentabilidade direccionadas para instalações de refrigeração e ar condicionado.

As ferramentas, que se traduzem em listas de verificação e folhas de orientação, estão disponíveis gratuitamente e foram concebidas para ajudar técnicos, engenheiros, fornecedores e gestores a melhorar o desempenho, reduzir emissões e promover operações mais sustentáveis e eficientes.

A rápida evolução tecnológica e a introdução de novos refrigerantes exigem conhecimento técnico especializado. Neste contexto, as novas ferramentas desenvolvidas pela ASHRAE e pelo PNUMA surgem como instrumentos práticos para apoiar a gestão responsável e eficiente desses sistemas. 

“Estas ferramentas fornecem orientações práticas que ligam a intenção do projecto aos resultados operacionais”, destacou Bill McQuade, presidente da ASHRAE para 2025-2026, em comunicado. “Ao ajudar os profissionais a avaliar e melhorar a sustentabilidade em áreas-chave de desempenho, estamos a capacitar a indústria para tomar decisões baseadas em dados, que beneficiam o ambiente, a força de trabalho e os resultados financeiros.” 

As folhas de orientação incluem ainda recomendações para eficiência energética, avaliações de investimento no ciclo de vida e indicadores de desempenho que ajudam a determinar quando é necessária a substituição ou actualização de equipamentos. 

O novo recurso faz parte de um portfólio mais amplo de ferramentas conjuntas da ASHRAE e do PNUMA, criadas para incentivar práticas de refrigeração responsáveis e apoiar os compromissos internacionais no âmbito do Protocolo de Montreal, que visa proteger a camada de ozono e reduzir o impacte ambiental dos gases refrigerantes. 

As ferramentas estão disponíveis para download no Portal ASHRAE-UNEP.

Fotografia de destaque: © Unsplash