Já na 23.ª edição, as Jornadas de Climatização vão promover palestras e discussões sobre o papel do projecto, da construção e da gestão e manutenção dos edifícios para a excelência da operação, passando por questões relacionadas com transformação digital e certificação, por exemplo. O evento que marca a agenda dos profissionais da climatização nacional vai acontecer já nesta quinta-feira, dia 19 de Outubro, no auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros (OE), em Lisboa, sendo que as inscrições, ainda abertas, terminam amanhã.

Nesta quinta-feira, o tema “Projetar, construir e manter edifícios para a excelência de operação” vai desdobrar-se num conjunto de intervenções por múltiplos especialistas portugueses que trabalham na área da climatização. Isabel Sarmento e Jorge Liça, do lado da OE, e Adélio Gaspar, em representação da REHVA – Federação Europeia das Associações de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado, ou Carlos Farto e Eduardo Maldonado, em representação da ASHRAE – Sociedade Americana de Engenharia de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado, e ainda Rui Fragoso, director de edifícios e eficiência de recursos da ADENE, são alguns exemplos.

Neste evento organizado pela Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização da OE, pela secção nacional da REHVA e pelo capítulo português da ASHRAE, as intervenções vão debruçar-se sobre as diferentes fases na vida de um edifício, nomeadamente de projecto, construção, operação e manutenção, tendo em vista o objectivo de contribuir para um desempenho de excelência.

Sob este tema transversal à engenharia aplicada aos edifícios, algumas das sessões irão abordar o papel das tecnologias e da transformação digital. É o caso de uma sessão sobre BIM, cujo orador é António Aguiar Costa, professor do IST e presidente da Comissão Técnica de Normalização BIM, CT 197, da palestra “Manutenção 5.0 – Digitalização dos Sistemas Técnicos” ou da apresentação de um caso prático da aplicação de machine learning no contexto dos edifícios.

Neste evento, serão ainda apresentados casos de estudo relacionados com o projecto de arquitectura e de engenharia e com a construção e gestão integrada de edifícios e de instalações técnicas, tudo isto visando alcançar um grau de excelência na operação.

As 23.ªs Jornadas de Climatização vão contar ainda com palestras temática dedicadas à certificação do projecto e da operação, na perspectiva de “SCE 3.0”, e ao benchmarking energético, assim como debates e discussões. Uma das sessões será moderada por Rita Ascenso, directora da Edifícios e Energia.

A nível internacional, o encontro que marca a agenda dos especialistas da climatização nacional também vai beneficiar da participação do especialista Darryl Boyce, que foi presidente da ASHRAE no mandato de 2019-2020. Com uma carreira de mais de quatro décadas na área dos edifícios e da energia, Darryl Boyce vai apresentar o livro da ASHRAE Designing for Operational Excellence – Intentional Design for Effective Operation and Maintenance, de que foi mentor. Todos os inscritos nas Jornadas irão receber um exemplar editado em português.

As inscrições nas 23.ªs Jornadas da Climatização terminam amanhã, dia 17 de Outubro. Os preços variam da seguinte forma: 15 euros (estudantes), 25 euros (membros da OE estagiários), 80 euros (membros OE e membros ASHRAE), 150 euros (não membros), incluindo, além do exemplar do livro, o coffee-break e o almoço.

A revista Edifícios e Energia é media partner oficial deste evento.