O Fundo Ambiental e a ADENE – Agência para a Energia vão dinamizar, nesta quarta-feira, uma sessão de esclarecimento sobre o Programa de Apoio à Concretização de Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.
Segundo as entidades, o objectivo desta sessão, a realizar-se das 15h às 16h30 no dia 11 de Janeiro, passa por apresentar o Aviso referente ao programa que visa financiar medidas para a produção de energia eléctrica a partir de fontes renováveis em regime de autoconsumo colectivo (ACC) ou em comunidades de energia renovável (CER).
A sessão de esclarecimento, como o nome indica, contempla ainda um espaço de Perguntas e Respostas para clarificar a eventuais questões sobre este Aviso das CER e ACC, cujo prazo de apresentação de candidaturas está a decorrer até ao final deste mês de Janeiro ou até o limite da dotação – 30 milhões de euros – ser atingido.
As inscrições na sessão são gratuitas, mas obrigatórias, havendo um limite máximo de 75 participantes. O registo pode ser efectuado aqui.
Recorde-se que o programa de apoio em causa visa, até 2025, “conduzir, em média, a pelo menos 30 % da redução do consumo de energia primária nos edifícios beneficiados, e contribuir para reforçar a capacidade em autoconsumo e/ou CER nos sectores residencial, da administração pública central e de serviços em, pelo menos, 93 MW”.