Neste ano, o programa Rock The House, promovido pela Gebalis para promover competências de gestão doméstica, vai incidir sobre a literacia financeira e energética. Para isso, vai contar, até ao final do ano, com dezenas de acções nos 66 bairros municipais, incluindo sessões direccionadas ao público infantil.

A Gebalis –  Gestão do Arrendamento da Habitação Municipal de Lisboa, que gere 66 bairros municipais, vai dinamizar, pela primeira vez em parceria com a Lisboa eNova, 33 acções de promoção da literacia ambiental e financeira. As sessões deste programa de intervenção, lançado inicialmente em 2019, irão decorrer até ao final do ano junto à população residente dos 66 bairros.

O objectivo, explica a entidade em comunicado, passa por aumentar a consciencialização ambiental, bem como alavancar competências a nível da compreensão de facturas energéticas, da escolha de equipamentos ou soluções mais eficientes em termos energéticos e confortáveis do ponto de vista térmico.

Às actividades previstas no programa deste ano para o Rock the House, junta-se a estreia de uma versão Kids. Segundo a Gebalis, o novo programa Rock the House Kids irá contar com 10 sessões sobre preservação do ambiente e poupança energética, adequadas para um público-alvo de jovens até aos 12 anos.

Segundo a Gebalis, estas actividades surgem numa altura em que não só a sustentabilidade ambiental e energética como a gestão das finanças familiares estão na ordem do dia. Assim, o programa apresenta-se, nas palavras da responsável da Direcção de Intervenção Local da Gebalis, Mikaella Sena de Andrade, com a ambição de criar “ferramentas que possam acompanhar as novas alterações sociais”.