Com um design contemporâneo e minimalista, a UNIT chega ao mercado com a oferta de habitações pré-fabricadas, pensadas para responder à crescente procura por estadias integradas na natureza e mais amigas do ambiente – seja para lazer, turismo, como opção de primeira ou segunda habitação. Tudo 100% Made in Portugal.
Fundada em 2023 por Francisco Salgado Ré, arquiteto português cofundador do atelier AND-RÉ, e Esther Bahne, marketeer alemã com vasta experiência em negócios sustentáveis, a UNIT nasce da vontade mútua de utilizar a inovação, o design, a arquitetura e a tecnologia como ferramentas de mudança positiva, contribuindo para uma construção ambientalmente e economicamente mais responsável.
Tudo começa na seleção de materiais, com toda a estrutura das UNIT´s feita em CLT (Cross-Laminated-Timber), um material de construção sustentável composto por várias camadas de madeira coladas perpendicularmente entre si, formando painéis de grande resistência e estabilidade, conferindo assim a durabilidade desejada às unidades. “O CLT é um material sustentável que conserva as propriedades da madeira natural, elevando os valores estéticos e sensoriais dos espaços. Proporciona inúmeras vantagens em relação à construção tradicional em betão, nomeadamente a elevada resistência e robustez, aliada a tempos de construção mais rápidos, redução de custos e desperdício, bem como um menor impacto ambiental desde o fabrico, passando pelo transporte, até à instalação no local” afirma Francisco Salgado Ré, cofundador da Unit Living.
Rapidez é uma das palavras-chave do projeto, sendo necessárias apenas 12 semanas para a fabricação das UNITs. Importa destacar também o cuidado no processo de implementação, que é feito de modo a minimizar o impacto nos terrenos, uma vez que cada UNIT é entregue já finalizada, limitando o número e a profundidade das intervenções no solo.
A UNIT Living é a primeira marca portuguesa a apresentar unidades pré-fabricadas onde o design e a estética são protagonistas, permitindo múltiplas configurações conforme as necessidades e preferências de cada cliente. Entre estas incluem-se a posição das janelas, para que se enquadrem na melhor paisagem do local, o acabamento da madeira exterior, disponível nos tons Natural Wood, Black Stained e Whitewashed, ou as paredes interiores, que podem manter a cor natural da madeira ou ser pintadas de branco.
As UNITs incluem uma casa de banho completa, podendo ser equipadas com uma cozinha, guarda-roupa, secretária, mobiliário, entre outros elementos de configuração disponíveis. O deck externo permite conectar várias unidades, uma funcionalidade importante para quem procura opções de maior dimensão ou deseja aumentar a estrutura atual.
Embora ideais para o mercado do turismo, as UNITS desafiam também os paradigmas e problemas da construção habitacional, proporcionando uma alternativa prática e acessível, além de uma experiência de vida confortável.
O elevado interesse por experiências de alojamento em ambientes de natureza explica a receptividade positiva à entrada da UNIT Living no mercado português, o que será o mote para a construção da sua primeira unidade.
O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa.
Fonte: Press Release