Os Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques, visam distinguir projectos inovadores, sustentáveis, eficientes e soluções de inteligência urbana.

Podem apresentar candidaturas, as Comunidades Intermunicipais, os Municípios e as Juntas de Freguesia, orientados para a implementação com sucesso de projectos sustentáveis, eficientes e pela criação de soluções de inteligência urbana, considerados nas seguintes categorias elegíveis para esta edição:

  • Neutralidade carbónica – Projectos e iniciativas desenvolvidos à escala local que contribuem de forma efectiva para o cumprimento das metas de descarbonização na União Europeia (neutralidade carbónica em 2050).
  • Mobilidade – Estratégias aplicadas à promoção da adopção do transporte público (em detrimento do transporte individual), da mobilidade activa, incluindo suave.
  • Espaço público – Projectos e iniciativas criadores de espaços públicos que promovam o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas favorecendo a interacção social.
  • Turismo inteligente – Estratégias de promoção de boas experiências de visitação e melhor governação de territórios sujeitos a pressão turística, quer procurando aumentar a oferta de espaços alternativos, quer apostando numa melhor gestão dos locais já sobrecarregados devido à elevada procura.
  • Saúde e bem-estar – Projectos e iniciativas que apostem na mudança de hábitos e comportamentos e sejam capazes de promover de forma pró-activa a saúde e o bem-estar da população em geral e dos grupos mais vulneráveis em particular.
  • Transformação digital – Projectos de digitalização organizacional das autoridades locais capazes de promoverem uma maior eficiência dos processos internos e um melhor serviço aos cidadãos e às empresas.
  • Reabilitação urbana sustentável e inteligente – Projectos e iniciativas de revitalização e renovação de áreas urbanas, de forma a melhorar o seu desempenho ambiental, social e económico.

O júri é presidido pelo Professor Doutor Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, e outras entidades/personalidades de reconhecido mérito na temática das Smart Cities.

Os Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques não tem natureza pecuniária e consistem na atribuição:
i) Menções de prestígio assinaladas através de troféus, e
ii) Prémio “S3” (a atribuir aos 7 premiados) – 25 horas de consultoria especializada em analítica urbana visando criar uma prova de conceito de uma solução S3 – Smart, Sustainable e Social capaz de responder a um desafio concreto co-criado com a autoridade local premiada

A Cerimónia de entrega dos Prémios “Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques”, terá lugar no dia 8 de Outubro na FIL – Parque das Nações.

 

 

O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa.
Fonte: Press Release