Este certificado internacional conferido pelas Nações Unidas é um reconhecimento às empresas que adotaram iniciativas sustentáveis eficazes na sua visão corporativa, tanto a curto quanto a longo prazo. Empresas em todo o mundo estão a utilizar os 17 ODS como orientação fundamental para as suas operações futuras. Apenas líderes inovadores da indústria que aplicam este modelo para gerar um impacto positivo no planeta e na sociedade são considerados elegíveis para se tornarem Pioneiros oficiais dos ODS. O Grupo Reynaers é um desses líderes.
Com vários projetos em curso relacionados com, pelo menos, um dos ODS; são de destacar os produtos certificados que contribuem para a melhoria da eficiência energética de edifícios em todo o mundo, ao mesmo tempo que são projetados e concebidos com preocupações ambientais globais na sua génese com o objetivo de mitigar a pegada ambiental dos edifícios, incluindo a sua construção e operação. Em Portugal, e em todo o mundo, existem já milhares de edifícios a incorporar estas soluções. Mesmo o recente património próprio edificado do Grupo é um reflexo deste compromisso, como o futuro Forster Campus na Suíça (em processo de Certificação LEED Gold) e o recentemente concluído Campus da Reynaers Aluminium na Polónia (Certificado BREEAM Excelente). Ken Wright, Gestor de Sustentabilidade do Grupo Reynaers, recebeu em mãos o Certificado de Pioneiro dos ODS da Diretora das Nações Unidas, Sherri Aldis.
No pilar das Pessoas & Sociedade, o bem-estar dos colaboradores é uma responsabilidade central partilhada com campanhas internas dedicadas, nomeadamente à Saúde e Segurança e aos valores corporativos, a uma escala global. O programa Reynaers for Community suporta as comunidades locais e as organizações sem fins lucrativos, com foco para as que ajudam pessoas mais vulneráveis a encontrar emprego, já que ter um emprego motivador com um rendimento estável é crucial para proteger as pessoas da pobreza e reduzir problemas de saúde associados.
Desde 2022, todos os compromissos sustentáveis do Grupo Reynaers estão documentados em Reynaers Act, o relatório oficial de sustentabilidade que auxilia na monitorização dos objetivos corporativos baseados em factos científicos até 2030, com foco na redução das emissões de carbono das operações diretas e indiretas.
“No Grupo Reynaers, sempre agimos para gerar um impacto positivo duradouro. Estamos extremamente orgulhosos por receber este reconhecimento exclusivo das Nações Unidas. Normalmente, a certificação de Pioneiro dos ODS é um processo de três anos. No entanto, graças aos esforços históricos e à estratégia futurista Reynaers Act, obtivemos o selo em apenas um ano! Isso motiva-nos a continuar a nossa jornada e a contribuir para a construção de um futuro melhor e mais sustentável juntos.”, refere Ken Wright.
A Reynaers Aluminium, parte do Grupo Reynaers, foi fundada em 1965 e ainda hoje permanece como uma empresa familiar. O certificado de Pioneiro dos ODS é um testemunho dos compromissos globais de sustentabilidade. Em 2015, a Humanidade fez uma declaração audaz sobre a proteção do planeta e para garantir uma vida saudável para todos. Os líderes globais reuniram-se em Paris para negociar um acordo que viria a ficar conhecido como o Acordo Climático de Paris: um apelo à ação dos governos, das empresas e dos cidadãos de todo o mundo para evitar alterações climáticas perigosas, contendo o aquecimento global. No âmbito do Pacto de Sustentabilidade Reynaers Act, o Grupo Reynaers está a perseguir esta ambição audaz. Como a maioria das coisas que valem a pena, não será fácil. Vai exigir que cada um de nós faça a sua parte. É por isso que desafia fornecedores, clientes e parceiros de negócio a juntar-se à mesma visão sob o mote: o tempo de agir é agora. Para mais informações sobre como o Grupo Reynaers aplica o modelo dos ODS visite www.reynaers.pt.
O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa.
FONTE: Press Release