A lã mineral de isolamento da Knauf Insulation reduz o carbono operacional dos edifícios em 3,6 milhões de toneladas todos os anos, o que equivale a retirar 2,5 milhões de carros das nossas estradas na Europa. Esse benefício começa apenas 95 dias após a instalação.

Os edifícios desempenham um papel crítico na luta da Europa contra as alterações climáticas. São responsáveis por 40% do consumo de energia, e produzem 38% das nossas emissões de CO2. Precisamos de abordar este assunto com urgência; para alcançar zero emissões líquidas até 2050, é necessário reduzir mais de metade dessas emissões de carbono, e isso até 2030.

 

 

Os nossos edifícios não vão a lado nenhum – na verdade, as nossas cidades estão a crescer. Então, como podemos descarbonizar rapidamente os nossos edifícios?

A solução é simples, mas muito eficaz: o isolamento. Atualmente, 75% dos edifícios europeus não são energeticamente eficientes, mas o isolamento adequado e corretamente instalado pode mudar esse fator. Para aproveitar ao máximo os benefícios do isolamento e cumprir os nossos objetivos de sustentabilidade, a taxa e a profundidade dos projetos de renovação devem aumentar significativamente. O isolamento minimiza o desperdício de energia através da envolvente do edifício, o que pode reduzir a demanda de energia nos edifícios, em 44%. O resultado são edifícios que são melhores para as pessoas, mais eficientes em termos de custos operacionais e melhores para o planeta.

 

Mas o que acontece com o custo de carbono do nosso isolamento de lã mineral?

O isolamento reduz o carbono operacional dos edifícios, mas como todos os produtos fabricados, também tem um custo de carbono. As emissões geradas ao fabricar, embalar e transportar o produto contribuem todas para o seu “carbono incorporado”.

Como fabricante, temos a responsabilidade de garantir que a pegada de carbono dos nossos produtos seja compensada pela sua redução de carbono no mundo.

 

O nosso isolamento compensa os seus “créditos de carbono” em apenas 95 dias

 

 

O nosso estudo, em colaboração com especialistas em sustentabilidade da Ramboll, mostrou que são necessários apenas 95 dias desde a instalação para compensar o carbono incorporado do nosso isolamento de lã mineral. A partir desse momento, o benefício equivale a uma redução de 3,6 milhões de toneladas de carbono operacional todos os anos.

Produtos com menor carbono incorporado permitem-nos ver esse impacto positivo mais cedo. Eles minimizam o custo de carbono e fazem com que o isolamento faça mais para descarbonizar os nossos edifícios.

 

 

 

Qual é o próximo passo?

Compreender melhor a pegada de carbono do isolamento é importante, mas é apenas um passo na nossa jornada para zero emissões líquidas. Na Knauf Insulation, não observamos apenas as mudanças na nossa indústria; estamos a moldar ativamente o futuro. Embora as nossas soluções contribuam significativamente para reduzir o carbono operacional, o processo de fabricação ainda é intenso em carbono. Por esse motivo, estamos a fazer investimentos substanciais.

Saiba mais sobre a nossa estratégia de sustentabilidade e o nosso roteiro para alcançar zero emissões líquidas na nossa Revisão Anual de 2023.

 

1 Fonte: Eurima Por que Isolar? Por que Renovar? Com Isolamento de Lã Mineral
2 https://www.visualcapitalist.com/cp/proje

 

O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa.
Fonte: Press Release