A arquitectura e a tecnologia estão a evoluir a nível global, impulsionadas pela digitalização, urbanização e pelo objetivo da neutralidade carbónica. Estas forças estão a moldar a forma como as cidades se expandem, como os edifícios são utilizados e como os espaços são concebidos.
De 8 a 13 de março de 2026, a feira Light + Building, em Frankfurt am Main, irá destacar as questões-chave que marcarão o futuro dos sectores da iluminação e das tecnologias de edifícios. Três grandes temas irão definir a agenda e apontar caminhos para o futuro do ambiente construído: “Sustainable Transformation” (“Transformação Sustentável”) , “Smart Connectivity” (“Conectividade Inteligente”) and “Living Light” (“Luz Viva”).
Estes três grandes temas refletem as principais tendências que atualmente moldam a indústria. Servem de orientação num mercado em constante transformação e destacam os requisitos tecnológicos, de design e sociais que estão a influenciar a forma como iremos construir e habitar no futuro. “Transformação Sustentável”, “Conectividade Inteligente” e “Luz Viva” definem os campos de acção centrais nas tecnologias de iluminação e de serviços para edifícios – abrangendo desde o fornecimento de energia com baixas emissões de carbono à conectividade digital e às qualidades atmosféricas da luz.
Enquanto principal feira mundial dedicada à iluminação e às tecnologias para edifícios, a Light + Building 2026 reúne todos os principais intervenientes do setor – criando um espaço privilegiado para a inspiração, a conexão e a inovação. Num mercado altamente dinâmico, o evento oferece orientação, soluções práticas e um fórum interdisciplinar para o planeamento, construção e habitação com visão de futuro.
Steffen Larbig, Diretor de Gestão de Marca da Light + Building, sublinha a importância destes temas orientadores para este ponto de encontro internacional da inovação: “Usamo-los para chamar a atenção para os desenvolvimentos que estão a moldar os setores da iluminação e da tecnologia de edifícios hoje – e que serão essenciais amanhã. Como plataforma internacional, oferecemos à indústria um espaço de diálogo, direção e renovado impulso. O nosso objetivo é conectar profissionais da arquitetura, planeamento, indústria, construção especializada, imobiliário e setor público, para promover a troca de ideias e, em conjunto, abrir novas perspetivas para o futuro do ambiente construído.”
Uma visão aprofundada dos três grandes temas da Light + Building 2026
A análise dos três temas-chave da Light + Building 2026 revela os conteúdos e prioridades que irão orientar esta próxima edição da feira líder mundial em iluminação e tecnologia para edifícios.
“Sustainable Transformation” (“Transformação Sustentável”)
Os objetivos climáticos, a gestão responsável dos recursos e a transição energética nos edifícios existentes estão a redefinir as exigências colocadas à arquitetura do futuro. Sob o mote “Sustainable Transformation”, a Light + Building irá mostrar como a arquitetura, a tecnologia e a infraestrutura podem ser integradas para formar um todo energeticamente eficiente.
Neste âmbito, estarão em destaque:

- Sistemas e tecnologias para uma gestão inteligente da energia e maior eficiência;
- Soluções para integração de fontes renováveis de calor;
- O potencial do armazenamento de energia e da interação com redes inteligentes (smart grids);
- Conceitos para infraestruturas de carregamento elétrico (e-charging), com enfoque no planeamento, gestão de cargas e design de iluminação;
- Soluções integradas de desenvolvimento urbano, que ligam energia, mobilidade e design.
“Smart Connectivity” (“Conectividade Inteligente”)
Os edifícios estão a tornar-se sistemas digitais altamente conectados, com múltiplas interfaces. O tema “Smart Connectivity” demonstra como as tecnologias inteligentes podem potenciar a eficiência no planeamento, operação e utilização dos edifícios.
Entre os principais tópicos a explorar estão:
- Infraestrutura inteligente de edifícios, IoT e IA na gestão técnica;
- Soluções de software e fluxos de trabalho digitais que simplificam o dia a dia;
- Utilização de BIM e Digital Twins para ligar o planeamento virtual à operação real dos edifícios;
- Cibersegurança e sistemas de segurança conectados que garantem a proteção digital;
- Integração de sistemas e manutenção preditiva como base para uma operação resiliente e sustentável ao longo de todo o ciclo de vida do edifício.

“Living Light” (“Luz Viva”)
A luz é muito mais do que simples iluminação – ela cria atmosferas, apoia a funcionalidade, influencia o bem-estar e transforma os espaços em experiências imersivas. O tema “Living Light” reúne as perspetivas estética, funcional e tecnológica, demonstrando como a luz pode ser utilizada para desenhar e moldar ambientes.
O foco estará em:
- Sistemas de iluminação adaptativa e centrada no ser humano (Human Centric Lighting), que respondem ao ritmo do dia, à utilização dos espaços e às necessidades individuais, promovendo o conforto, a orientação e a produtividade;
- Design e tecnologia de iluminação de alta qualidade;
- Aplicações da luz para apoio à saúde;
- Soluções de iluminação para espaços públicos e comerciais, desde ruas e fachadas a montras e expositores;
- Conceitos para iluminação exterior de jardins, parques e percursos pedonais;
- Tendências atuais de design, novos materiais e iluminação com resposta emocional.
As soluções de iluminação para ambientes de trabalho flexíveis, enquadradas no conceito de New Work, completam este tema.
O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa
Fonte: Press Release