A tecnologia DALI (Digital Addressable Lighting Interface) é um sistema em bus desenvolvido para o controlo e gestão da iluminação. Definido na norma IEC 60929, surgiu como uma alternativa digital ao tradicional sistema analógico de controlo de iluminação por sinal 1–10 VDC. Entre as suas principais vantagens destacam-se:
- Linearidade no controlo da intensidade luminosa;
- Capacidade de reporte de falhas;
- Flexibilidade de instalação, especialmente em sistemas endereçáveis que permite reconfigurar a iluminação via software, sem intervenções físicas, ideal para ambientes com mudanças frequentes.
A certificação DALI-2 da DiiA permite a interoperabilidade entre controladores e sensores, algo que não era possível com o protocolo DALI original, onde apenas os drivers/balastros eram normalizados. Os controladores, sendo sistemas proprietários, impediam, por exemplo, a integração de detetores da B.E.G. com controladores de outros fabricantes na mesma instalação.
Para além da interoperabilidade, o DALI-2 introduz funcionalidades significativamente melhoradas. Um exemplo notável é o controlo da iluminação com variação da temperatura de cor, uma tecnologia que tem vindo a ser introduzida nos edifícios pela indústria da iluminação. Esta inovação contribui para:
- Melhor qualidade de vida dos utilizadores
- Aumento da produtividade nas empresas
- Redução de acidentes de trabalho e do absentismo
- Recuperação mais rápida de doentes em ambientes hospitalares
O protocolo DALI opera em dois modos principais:
1. Modo Broadcast
Utilizado frequentemente em sistemas de deteção de presença, como a linha DACO – DALI Compact da B.E.G., em que todas as luminárias na mesma linha recebem o mesmo comando. Trata-se de uma solução simples, geralmente sem necessidade de programação, ideal para pequenas instalações.
2. Modo Endereçável
Permite a ligação de até 64 dispositivos por linha, com criação de até 16 grupos e 16 cenários. É a solução ideal para instalações que exijam flexibilidade e controlo centralizado. Exemplos incluem:
DALI-LINK da B.E.G.: Sistema simples de implementar e programável através de uma App gratuita que comunica por Bluetooth com o mesmo, permitindo ao utilizador final configurar e controlar cenários de iluminação. Poderão ser conectados no sistema vários tipos de dispositivos DALI tais como: interfaces para botões de pressão, multisensores, relés, luminárias, etc.
DALI-SYS da B.E.G.: Sistema de elevada capacidade, ideal para todos os tipos de edifícios, com suporte para até 25.600 dispositivos distribuídos por 400 linhas DALI. O software de comissionamento é acessível por Web Service, compatível com tablets e smartphones, facilitando o trabalho das equipas de manutenção, local ou remotamente. Integra-se ainda com sistemas superiores de gestão técnica de edifícios via BACnet/IP, permitindo o seu controlo remoto e o envio de dados de ocupação, por exemplo para o controlo de sistemas de AVAC entre outros. O seu módulo de supervisão ViSTATION, permite em tempo real e de forma muito simples, o controlo local ou remoto de toda a instalação, bem como a criação de eventos de calendário de acordo com as suas necessidades. Dependendo do nível de conhecimento e de acessos pretendidos, poderão ser criadas diversas contas de utilizadores, o que torna este módulo de supervisão e controlo bastante flexível e user friendly.
Outra solução prática é a utilização de detetores da B.E.G. interligados a controladores DALI-2. A B.E.G. disponibiliza uma gama completa de detetores de presença com elevada fiabilidade e ampla cobertura, compatíveis com os principais fabricantes de sistemas de gestão técnica.
Para o desenvolvimento de soluções DALI, consulte o departamento de projetos da B.E.G. através do e-mail: info@luxomat-beg.pt


O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa
Fonte: Press Release