Fundada em 1978 e integrada no Grupo Caleffi, a RDZ é uma empresa de excelência no panorama empresarial. De forma a otimizar os consumos energéticos e garantir um elevado nível de conforto, a RDZ desenvolveu um sistema completo de aquecimento e arrefecimento – o Radiant Design Zone – que integra quatro componentes fundamentais apresentados em seguida.

Climatização radiante: conforto térmico e eficiência energética

Atualmente, a RDZ oferece uma vasta gama de soluções para a climatização com pavimento radiante, suportada por vários tipos de sistemas isolantes com diferentes condutibilidades térmicas e espessuras, tratamento acústico adicional, espessura reduzida, sistemas naturais ambientalmente relevantes ou sistemas industriais para elevadas cargas específicas. As várias soluções adequam-se aos mais diversos usos e adaptam-se a múltiplas exigências.

Paralelamente ao aquecimento e arrefecimento de pavimento, desenvolveram-se outros tipos de instalação que utilizam a irradiação como método de emanação de calor nos espaços: as instalações de parede e teto. O “b!klimax” é o sistema RDZ de climatização radiante de teto e parede, ideal para espaços onde é indispensável manter uma condição de conforto em todas as estações. Apresentando uma baixíssima inércia térmica e rendimentos elevados, é integrado de modo invisível nos tetos ou paredes, permitindo utilizar todos os espaços disponíveis e melhorando a estética dos locais.

Tratamento de ar: clima agradável e ar puro todo o ano

Conforto também significa qualidade do ar, que frequentemente se obtém pela captação e insuflação de ar exterior (tratado) nos espaços interiores ocupados. Adicionalmente, o controlo da humidade relativa em espaços a arrefecer também é uma real necessidade pelo risco de condensações das superfícies, devido ao teor de água existente no ar.

A RDZ apresenta uma gama completa de equipamentos para ventilação com recuperação de calor efetiva superior a 90%, incluindo sistemas de compressão para controlo da necessidade de desumidificação, aquecimento e/ou arrefecimento, com integração de condensador a água para rejeição de energia. Em suma, um sistema de recuperação de calor de fluxos cruzados com sistema de compressão integral.

Promove assim, de forma centralizada, a qualidade do ar pela diluição dos poluentes, controlo de vapor de água no ar e apoio térmico de climatização, de forma eficiente e global.

Termorregulação: a inteligência de gestão

Uma instalação de climatização radiante inclui diversos subsistemas, devendo ter em consideração muitos parâmetros e possuir a capacidade de controlar vários “microclimas”. É evidente que apenas um sistema centralizado de controlo, capaz de manter todos os parâmetros, pode gerir esta multiplicidade de aspetos.

A gama mais recente de equipamentos de termorregulação da RDZ – o controlador centralizado Wi – reafirma o conceito de modularidade, para manter o mesmo tipo de equipamentos de regulação, desde a pequena instalação à mais complexa. Além disso, a proposta amplia-se com diversos tipos de sondas ambiente do tipo “Bus”, permitindo a integração em sistemas de GTC/domótica crescentemente presentes nos edifícios.

Bombas de calor: toda a energia que vem da natureza

As bombas de calor ar/água de alta eficiência RDZ são capazes de levar ao interior dos nossos espaços uma energia limpa e renovável, para um ótimo conforto e elevado bem-estar. A utilização juntamente com sistemas radiantes melhora notavelmente a eficiência das bombas de calor, já que as temperaturas da água, mais baixas no inverno e mais altas no verão, requeridas pela instalação, e quando comparadas com os sistemas tradicionais, otimizam e aumentam a sua eficiência energética.

A gama RDZ encerra toda uma tecnologia integrada de produção de energia térmica para diferentes “consumidores” simultâneos, como sejam: o sistema de climatização, a AQS, a integração da captação solar térmica ou a duplicidade da fonte primária em função do tarifário energético ou das condições exteriores.

ESTA EMPRESA FAZ PARTE DO SMART CITIES NETWORK

VER PERFIL

 

O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa. FONTE: Press Release