O décimo congresso de Climatização do Mediterrâneo vai decorrer em Lisboa, de 17 a 19 de Maio, e está neste momento à procura de contributos relacionados com a neutralidade carbónica dos edifícios e das cidades. A chamada para a entrega de resumos de trabalhos científicos encerra no próximo dia 22.

A chamada está feita: os autores interessados em divulgar os seus trabalhos científicos, desde que estes estejam relacionados com um ou mais tópicos em discussão no próximo congresso Climamed, podem fazê-lo até ao dia 22 de Janeiro. O tema da Climamed 2020, este ano organizada pela Ordem dos Engenheiros de Portugal, será “A caminho de edifícios e cidades mediterrânicas neutras”. Assim, a agenda do congresso deverá focar-se no “desafio de dar bem-estar às pessoas nos edifícios, de uma forma sustentável e num cenário em que a resiliência e a adaptação serão necessárias”, lê-se em comunicado da Federação Europeia das Associações de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (REHVA), instituição responsável pelo congresso.

Depois de submetidos, os trabalhos são avaliados pelo comitê científico científico local e pelo comitê internacional responsáveis pelas apresentações a decorrer durante o congresso. O anúncio dos trabalhos aceites será realizado no dia 15 de Março.

O congresso de Climatização do Mediterrâneo está integrado no ciclo de três anos de conferências de conferências “Clima, Climamed and Cold Climate” da REHVA e vai realizar-se a seguir à assembleia geral da instituição europeia, a acontecer também em Lisboa.

Na sua décima edição, e por decorrer em Portugal, será a Ordem dos Engenheiros a anfitriã, já que é uma das cinco associações de AVAC do Sul da Europa membros da REHVA.