O ano de 2023 traz consigo uma data especial: a LG comemora duas décadas de existência em Portugal. Homenageando o passado, a empresa vai celebrar 20 anos de experiência e crescimento no país com um calendário de iniciativas especiais sob uma campanha única com os olhos postos no futuro.
“O futuro é…”. Este é o mote da campanha criada para assinalar a data, num ano repleto de ações locais próximas dos seus parceiros e clientes nacionais.
Serão várias as iniciativas que, ao longo do ano, vão unir, mais uma vez, a empresa, os seus colaboradores, os seus parceiros e os seus clientes. O LG Open Day vai revelar todas as novidades do portefólio de produtos da empresa a clientes e parceiros, tanto em Lisboa como no Porto. Já no verão, estarão de volta as ativações e os patrocínios aos festivais de verão – Super Bock Super Rock e MEO Sudoeste –, sendo que está já a ser preparada a conferência de imprensa de apresentação da programação do palco LG, dedicado aos talentos nacionais.
Funcionando como um conceito agregador de todas as iniciativas levadas a cabo neste ano, o mote da campanha de celebração dos 20 anos da LG em Portugal deixa logo adivinhar qual o rumo, o tom e o posicionamento que a empresa pretende manter e ainda reforçar ao longo dos próximos anos no país. Com “O futuro é…”, a empresa reconhece o percurso feito até então desvendando a sua visão do que está por vir.
“Na comemoração do nosso 20.º aniversário, queremos, acima de tudo, refletir sobre o que nos trouxe até hoje. Estamos extremamente sensibilizados com a confiança que colaboradores, parceiros, clientes e consumidores têm vindo a depositar em nós, e gratos pelo caminho que percorremos juntos”, ressalva Aiden Seo, managing director da LG Portugal. “Por essa razão, concentramo-nos no que aí vem com um enorme entusiasmo, sabendo que a diversidade, inovação e sustentabilidade serão elementos chave de um futuro sem limites, que pode ser imaginado, moldado e criado.”
20 anos de LG em Portugal: uma história de inovação
Com uma equipa de quatro pessoas apenas e três unidades de negócio (Home Entertainment, Informations Solutions e Home & Appliances), a LG deu os seus primeiros passos em Portugal ainda corria o ano 2000 – tendo sido criada, oficialmente, como subsidiária em 2003, data eleita para assinalar o aniversário da empresa.
Desde a venda do primeiro equipamento em território nacional – um monitor de 14 polegadas –, até à atualidade, a empresa cresceu de ano para ano. Rapidamente alargou as áreas de negócio e expandiu o seu reconhecimento no mercado português, reforçando o foco nos produtos e nos consumidores. Exemplo disso é o ano de 2009, que marca a estreia da empresa nas redes sociais.
De mãos dadas com a inovação, a liderança tem vindo a ser uma constante no percurso da LG em terras lusas. Tal é evidenciado por um crescimento sustentado por longos períodos, comandando o segmento premium, nomeadamente nas áreas de Home Entertainment e Home Appliances, e por investimentos estratégicos em novas linhas de produto, com especial destaque para o IT e soluções B2B.
Faz parte do ADN da empresa a nível global encarar os desafios como oportunidades, e foi isso que a LG Portugal fez após a crise económica em 2012, altura em que deu início a um novo ciclo. Através de reforços na equipa, campanhas de marketing de enorme sucesso e parcerias estratégicas, a LG conseguiu adaptar-se e crescer, abraçando um futuro risonho.
Assim, sucederam-se os prémios por excelência atribuídos por publicações de renome e as colaborações com os key opinion leaders do mundo digital, além dos eventos nacionais e, até mesmo, os globais, como foi o caso do Innofest 2015, organizado pela LG em Lisboa e que reuniu milhares de visitantes e 120 jornalistas internacionais.
Indissociável também do perfil da LG em Portugal é a responsabilidade social. Desde muito cedo, a empresa tem vindo a desenvolver iniciativas e parcerias que, de facto, contribuam para um mundo melhor. A campanha Faça a Diferença (2010) uniu celebridades, artistas e consumidores em torno da doação de roupa para os mais necessitas. Já do lado da sustentabilidade, a promoção de uma maior consciência acerca do “lixo eletrónico” tem-se vindo a refletir numa parceria de longa data com a ERP Portugal, que tem vindo a dar origem a projetos como Geração Depositrão e Waste Summit. Por fim, a presença da LG nos festivais de verão é já uma das ativações mais esperadas do ano, com o palco LG dedicado à música nacional e com a icónica lavandaria.
O futuro é ilimitado.
“Uma data como os 20 anos merece uma campanha que honre o passado, que seja feita no presente e que consiga olhar para o futuro. Para tal, quisemos destacar o nosso compromisso contínuo com a inovação e a aprendizagem e, acima de tudo, homenagear as pessoas que todos os dias nos ajudam a construir esta marca e esta empresa em Portugal. Verdadeiros embaixadores, os nossos colaboradores e clientes são a base do nosso sucesso”, explica Hugo Jorge, marketing director da LG Portugal.
Desenhado à mão, sem formas mecânicas ou fontes pré-definidas, o logótipo concebido especialmente para este ano – e que assume o papel de selo do 20.º aniversário – carrega a mesma essência da caligrafia tradicional coreana, sendo uma homenagem às raízes da empresa e, assim, aos seus colaboradores. Representando a criatividade e a humanidade para lá da tecnologia, este símbolo capta a essência das ideias de uma forma fluida e flexível, já que, ao longo do ano, vai evoluir e passar por transformações ilimitadas e assim refletir o mote da campanha: “O futuro é ilimitado.”
O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa.
FONTE: Press Release