A Endesa X, filial de serviços energéticos da Endesa, colocou em funcionamento uma central solar fotovoltaica de autoconsumo para a Sulpasteis, empresa dedicada ao fabrico, distribuição e comercialização de produtos alimentares congelados. As instalações renováveis irão cobrir 26,6 % das necessidades energéticas da Sulpasteis em duas UPAC’s (Unidades de Produção para Autoconsumo) localizadas em Sarzedo, concelho de Arganil, no distrito de Coimbra. Os trabalhos nas instalações começaram em abril de 2023 e foram concluídos após quatro meses.
Concretamente, a Endesa X instalou 1 598 painéis solares fotovoltaicos em duas instalações, com uma capacidade total de 727,09 KWp, que produzirão aproximadamente 1 015 MWh/ano, da qual 88 % em autoconsumo. Os painéis solares de alto rendimento ocupam uma área de captação solar de 3 564 m2, o equivalente a mais de oito campos de basquetebol.
Trata-se de um projeto de aluguer operacional cujo investimento fica a cargo da Cogenio Iberia, empresa participada pela Endesa X, que assume a manutenção da instalação durante os 15 anos do contrato. Desta forma, o cliente externaliza integralmente a gestão de todos os serviços e operações que intervêm na execução do Projeto através da Endesa X como gestor integral, fazendo coincidir as prestações com as poupanças investidas durante o contrato. No final do contrato, a propriedade passa para o cliente.
A energia solar renovável produzida é o equivalente ao consumo anual de 308 agregados familiares ou a 5,9 milhões de quilómetros percorridos por um carro elétrico.
Graças a este projeto, a Sulpasteis evitará a emissão de 261 toneladas de CO2 para a atmosfera por ano, o que equivale à plantação de 14 492 árvores. Para além da poupança direta de 29 % na fatura do primeiro ano, a empresa ficará protegida da volatilidade dos preços de fornecimento de eletricidade.
A energia solar, juntamente com outras iniciativas de eficiência energética, é um dos pontos-chave para enfrentar a descarbonização e a Endesa X quer facilitar e adaptar a implementação de projetos que aproveitem os recursos naturais, como este projeto de autoconsumo fotovoltaico, às necessidades dos clientes.
Para levar a cabo este projeto em Portugal, a Endesa X conta com uma aliança comercial com a Río Energía e também com uma parceria com a EnergyCon, uma empresa instaladora especializada em serviços energéticos e descarbonização.
Fornecimento de energia também com a Endesa
Para cobrir o resto da energia de que a Sulpasteis necessita para o desenvolvimento da sua atividade, foi assinado um acordo de quatro anos com a Endesa Energía, a comercializadora do Grupo Endesa em Portugal.
O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa.
FONTE: Press Release