O Grupo Midea MBT realizou, em parceria com a SGT Energia e Climatização, S.A., representante exclusiva da marca Midea em Portugal, a 2022 Midea MBT European Strategic Partners Conference.

Dia 8 de Novembro, no âmbito do evento 2022 Midea MBT European Strategic Partners Conference, que teve Lisboa como palco, Pierce Wang, General Manager da MBT OSC Europe, anunciou que o Grupo Midea vai investir fortemente no mercado europeu e, para isso, vão construir um hub que incluirá uma fábrica de bombas de calor, a MBT Academy e um centro de investigação em território italiano.

A MBT Academy ocupará uma área de 400 m², estará equipada com a mais moderna tecnologia, e estará disponível para todos os parceiros já em Janeiro de 2023. A situar-se em Milão, o centro de investigação terá como objectivo desenvolver produtos que vão ao encontro das necessidades específicas do mercado europeu, com preços mais competitivos. Com um investimento total de 60 milhões de euros, o novo hub deverá estar concluído em 2024.

Com a construção deste hub na Europa, o Grupo Midea MBT passará a dispor de cinco centros de desenvolvimento, empregando mais de 1 300 engenheiros técnicos. Recorde-se que, além da recente aposta em Itália, o grupo dispõe de centros do mesmo género na China, no Japão e nos Estados Unidos da América.

Apostar num mercado em crescimento

No decorrer da conferência europeia em Lisboa, ficou clara a intenção da Midea MBT de apostar significativamente no mercado europeu, pois representa actualmente 21,8 % das vendas do grupo.

Tal como Pierce Wang, General Manager da MBT OSC Europe, salientou, a decisão de apostar no mercado europeu resulta também do crescimento na ordem dos 18 % que se tem verificado no sector do aquecimento. Com o mercado europeu a atravessar a “golden age”, o grupo Midea MBT prevê passar de um número de vendas actuais de cerca de 2,8 milhões de unidades para um número de quase 4,5 milhões, em 2030.

Visão estratégica Think Bigger Act Faster

Assente numa visão estratégica “Think Bigger, Act Faster”, o Grupo revelou a intenção de disponibilizar equipamentos multifacetados, em que as soluções visem, simultaneamente, a refrigeração e o aquecimento, assegurando o aumento da eficiência energética.

Outra estratégia passa pela aposta na utilização de tecnologias como a inteligência artificial, por forma a prever os hábitos de consumo dos utilizadores, e definir soluções mais eficientes.

Jason Yang, Head of European Heat Pump R&D Center, revelou que a Midea MBT actua em cinco áreas-chave: vibração e ruído, baixo potencial de aquecimento global (GWP), standards e regulação, sistemas de refrigeração avançados, e solução energética Midea.

Com vendas estáveis até 2021, o grupo anunciou que prevê duplicar as mesmas em 2022, e com base no investimento anunciado, a Midea MBT espera duplicar novamente as vendas em 2023.

Apresentação da gama En Vision The Infinity

A Midea MBT, durante a conferência europeia, apresentou as novidades, com destaque para a gama industrial En Vision The Infinity (M-Thermal, VRF e Chillers).

A Midea MBT (Midea Building Technologies), para além de desenvolver / produzir equipamentos da gama industrial, também produz elevadores, entre outros produtos destinados a edifícios.

Na 2022 Midea MBT European Strategic Partners Conference, estiveram presentes cerca de 200 convidados, incluindo os principais distribuidores europeus da marca e respectivos clientes.

O evento iniciou com um almoço com vista para o rio Tejo, no espaço Sud Eventos, em Lisboa, precedido da conferência, durante a qual foram premiados diversos convidados estratégicos, entre os quais a SGT Energia e Climatização, S.A., assim como alguns dos seus parceiros.

 SGT, representante exclusivo da marca Midea em Portugal, em destaque

Mas o destaque dado à entidade portuguesa não se ficou por aí. A convite da Midea MBT, Abdul G. Tayob, CEO da SGT Energia e Climatização, S.A., partilhou a sua experiência no mercado AVAC em Portugal, e recordou o início da parceria da SGT com o Grupo Midea em 2003, tendo sido a primeira empresa europeia a representar a marca Midea na gama residencial.

Agradecendo à Midea MBT o facto de ter escolhido Portugal para a realização do evento, Abdul G. Tayob salientou a importância dos “laços construídos entre a SGT e o Grupo Midea”, e anunciou os objectivos pretendidos de crescimento da quota de mercado nas gamas residencial e industrial.

O responsável lembrou ainda que, no passado, também foi o responsável pela introdução da representação da marca Sanyo em Portugal, tornando-se a mesma líder de mercado no nosso país. Aproveitou, ainda, a ocasião para divulgar os dados, a estratégia e os objectivos da SGT.

A conferência europeia terminou com um agradável jantar e um espectáculo alusivo ao tema dos Descobrimentos. No dia seguinte, a Midea MBT e a SGT organizaram uma excursão a alguns lugares emblemáticos, como Sintra, Cabo da Roca e a cidade de Lisboa. O dia finalizou com um jantar no Casino Estoril, e com a actuação de uma famosa cantora.

 

As informações relatadas neste artigo são da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa.