A Endesa, em parceria com a ISQ Academy e a ACIPS, anuncia agora o lançamento do curso “Técnico(a) de instalações elétricas e fotovoltaicas – autoconsumo”, em Ponte de Sor, com o objetivo de promover o desenvolvimento económico e a criação de emprego na região de implantação do projeto de Transição Justa do Pego.

O curso é gratuito e, com uma duração total de 150 horas de formação, destina-se a capacitar 25 pessoas por edição na área das instalações elétricas e fotovoltaicas, priorizando ex-trabalhadores da central termoelétrica do Pego, residentes, pessoas em situação de desemprego e mulheres.

As inscrições para a primeira edição em Ponte de Sor estão abertas no período até dia 15 de outubro de 2023, no website da Endesa. Pode inscrever-se aqui.

O curso terá início a 17 de outubro e será realizado de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h, nas instalações da “ACIPS” – Associação Comercial de Ponte de Sor, localizada na R. de Timor lote 35, 7400-214 Ponte de Sor.

Este curso está inserido na Escola Rural de Energia Sustentável, que contém o Plano Global de Formação que a Endesa tem vindo a implementar desde março deste ano, com um investimento de um milhão de euros, e que contará com mais de 1 300 beneficiários, e favorecerá os residentes, os desempregados e as mulheres na região.

A Escola Rural de Energia Sustentável inclui cursos técnicos nas energias renováveis (construção e montagem de centrais solares e a operação e manutenção de centrais de energias renováveis). Também inclui formação nas atividades no setor primário com vista a integração de atividades de agricultura, pastoreio e apicultura entre os painéis nos parques renováveis da Endesa, assim como cursos de competências transversais como gestão, administração e ferramentas digitais.

O programa formativo será composto pelos seguintes módulos:

  • Eletricidade Geral – Fundamentos (30h)
  • Instalações Elétricas e Fotovoltaicas – Regras Técnicas (30h)
  • Tecnologia Fotovoltaica (PV) e Aplicações (70h)
  • Saúde e segurança em instalações elétricas (20h)

Componente teórica (T): 80h; Componente prática (P): 70h

Os candidatos selecionados terão acesso a uma formação teórica e prática, que os vai capacitar e prepará-los para enfrentar os desafios do setor energético. Para mais informações contactar: mjroque@isq.pt

O Plano de Formação da Endesa reafirma o compromisso da empresa em impulsionar o desenvolvimento económico e social da região de implantação do projeto de Transição Justa do Pego, que contempla, além deste plano de formação, a criação de 75 postos de trabalho permanentes e o apoio às PME para que estas integrem os projetos da Endesa na região. Com este curso, a Endesa oferece uma oportunidade de aprendizagem de alta qualidade, capacitando os participantes com conhecimento, teórico e prático, essencial no setor de instalações elétricas e fotovoltaicas.

Os candidatos que completarem com sucesso o curso receberão uma certificação profissional, certificada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), reconhecendo as suas competências e formação na área das instalações elétricas e fotovoltaicas.

Recorde-se que, depois do fecho da central térmica do Pego, a Endesa ganhou o concurso público e obteve, em 2022, um direito de ligação à Rede Elétrica de Serviço Público de 224 MVA, para a instalação de 365 MWp de energia solar, 264 MW de energia eólica, com armazenamento integrado de 168,6 MW e um eletrolisador de 500 kW para a produção de hidrogénio verde.

O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa.
FONTE: Press Release