A sustentabilidade e a inovação são duas das grandes preocupações que acompanham o dia a dia das empresas de materiais de construções e que, por isso, foram visíveis nas soluções apresentadas pela maioria dos expositores presentes na edição deste ano do Fórum Sanitop, empresa líder de mercado no setor da Distribuição de Sistemas Sanitários e de Climatização, que se realizou no dia 29 de setembro, na Exposalão, Batalha, reunindo 1500 profissionais, entre fabricantes e parceiros clientes.
O evento contou com a presença de mais de 70 expositores, nacionais e estrangeiros, que apresentaram as mais recentes soluções e novidades neste setor em diferentes áreas de produto como Sistemas de Instalação, Climatização, Energias Renováveis e Ventilação, Sanitários, Piscinas e Tratamento de Águas, Indústria, etc.
O evento contou também com a presença de algumas marcas que foram novidade para os clientes da Sanitop, em áreas dedicadas ao Fotovoltaico, Piscinas e uma área específica para o Material Elétrico, uma aposta feita este ano e que vai ser reforçada no futuro.
Um dos fabricantes presentes no evento da Sanitop foi a Panasonic, marca japonesa que fornece soluções para aquecimento, climatização, água quente sanitária e ventilação. Uma das novidades apresentada pelo fabricante foi a nova gama de bombas de calor ar-água, que utiliza o refrigerante R32, tornando-a uma solução ideal para as novas habitações. De referir que este produto utiliza o refrigerante natural R290, uma solução que apresenta emissões de carbono reduzidas, e, simultaneamente, é um produto de baixo consumo, já que até 80 % da energia térmica necessária é retirada do ar exterior. Duarte Lima, da A2W Sales Portugal – Panasonic Heating & Cooling Solutions Europe, destacou que “para 2050, a Panasonic pretende criar um impacto que reduza as emissões de CO2, em mais de 300 milhões de toneladas”.
Outro dos expositores presentes foi a Samsung, que apresentou a bomba de calor EHS Monobloco a R290, que a marca sul-coreana considera ideal para instalar em casas em renovação, mas também para a nova construção. Filipe Passos, responsável comercial na zona Sul da Samsung, destacou que o Fórum Sanitop foi o primeiro evento de lançamento deste produto para o mercado nacional, um produto que apresenta “performances elevadas” e “consumos reduzidos”. Filipe Passos alerta ainda para o seu bom desempenho em termos ambientais, devido ao facto de o R290 ser um refrigerante natural, quando comparado com os refrigerantes sintéticos, conseguindo até 70 % de poupança em relação aos sistemas convencionais de produção de águas quentes sanitárias e aquecimento.
Empresas de Material Elétrico
Nos expositores presentes de material elétrico, destaca-se a empresa sueca Charge Amps – presente em Portugal há um ano –, que apresentou no evento um carregador para carros elétricos, “com software e tecnologia inteligentes que permitem carregar qualquer marca, e [que] são compatíveis com todo o tipo de sistemas fotovoltaicos”, explica Pablo Gil, responsável de desenvolvimento. Apresentando um forte foco na sustentabilidade em toda a cadeia de produção, os “carregadores são construídos para durar, fabricados a partir de materiais que resistem aos climas mais desafiadores”, refere o responsável da Charge Amps, que espera ritmos de crescimento das vendas de 30 % a 40 %, na Península Ibérica.
Também o fabricante Siemens esteve presente com um novo produto, o interruptor diferencial residencial 5SV5 – um equipamento para proteção fiável de pessoas e bens, contra incêndios e ideal para uso residencial.
A Ledvance, que apresenta produtos de iluminação inteligente que pode controlar via smartphone ou por voz, com forte componente de inovação e sustentabilidade, está presente em mais de 140 países, apostando no fornecimento de produtos e soluções de iluminação sustentáveis. Para Ricardo Baptista e Vitor Barata, engenheiros do departamento de projeto, a aposta no nosso país passa por crescer no residencial, mas também no mercado profissional, sobretudo na hotelaria. Um dos seus produtos reproduz a luz natural, aumentando o bem-estar e, simultaneamente, o desempenho.
Material Sanitário
Um dos segmentos de empresas de materiais de construção onde a sustentabilidade está bem visível é no material sanitário, tendo em conta a aposta na produção de equipamentos onde a poupança de água nas descargas das sanitas, torneiras e chuveiros é uma realidade.
No caso da Roca, que se dedica à comercialização de produtos para espaços de banho, um dos produtos em destaque foram as sanitas In-Tank, “as primeiras sanitas com um tanque integrado, um novo conceito que é único no mundo”, destaca a empresa.
A Sanitana – empresa situada em Anadia, fundada em 1979, tendo sido a primeira empresa cerâmica portuguesa dedicada exclusivamente ao fabrico de louça sanitária – apresentou várias novidades, “como é o caso dos novos lavatórios Halo, com vários acabamentos de cores, novos sistemas de encastrar para sanitas suspensas e novos mecanismos de substituição, que permitem ajustar a descarga”, explica Helder Faria, responsável da empresa.
Também a Sanindusa esteve presente no evento, destacando na exposição a sanita suspensa Sanlife texturada que conquistou uma distinção internacional no concurso “German Design Awards”. A peça, da autoria da designer Melissa Vilar, foi galardoada com o prémio “Special Mention”, na categoria “Excellent Product Design” pelo seu distinto e irreverente padrão geométrico aveludado.
De destacar que a Sanitop procurou desde sempre parcerias com marcas que apresentam soluções inovadoras, tecnológicas e sustentáveis, que permitam proporcionar uma gama cada vez mais alargada de soluções, que são sempre destacadas no Fórum Sanitop. Sobre este tema Johan Stevens, Diretor Geral da Sanitop refere o seguinte: “A sustentabilidade está presente no nosso ADN e estamos certos de que as soluções com elevados índices de conforto, eficiência energética e hídrica fazem obrigatoriamente parte do futuro”.
“Esta é uma preocupação que nos tem acompanhado desde sempre. Posso dizer que fomos a primeira empresa no mercado com uma gama completa de soluções com recurso a energias renováveis, nomeadamente sistemas solares térmicos e fotovoltaicos, bombas de calor, biomassa e ventilação. Fomos igualmente responsáveis pela formação de muitos instaladores certificados para instalação de sistemas solares térmicos, que era uma formação obrigatória. Além disso, temos uma vasta equipa de gestão de produto, que está atenta e focada nas inovações e tendências do mercado nacional e internacional”, acrescenta.
Johan Stevens alerta ainda para o facto de os parceiros terem apresentado muitas novidades no Fórum Sanitop de 2023, quer nos seus stands, quer em sessões de apresentação, que tiveram uma grande preocupação e enfoque na eficiência energética e hídrica, cada vez mais importantes para os nossos clientes.
A Sanitop nasceu há 30 anos e é líder de mercado no seu setor há mais de 20 anos. Marca presença em todo o território nacional, através da sua rede de mais de 30 pontos de venda, entre centros de atendimento a profissionais e showrooms, além de uma vasta equipa de comerciais. Atualmente trabalha também com outros mercados, como é o caso de Cabo Verde, tendo presença física, com loja e rede de comerciais, em Moçambique.
O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa.
FONTE: Press Release