A ArcelorMittal, empresa líder mundial no setor siderúrgico e mineiro, e a Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, anunciaram uma parceria em que a primeira vai fornecer à segunda aço XCarb®, reciclado e produzido de forma renovável, para os seus armários e invólucros elétricos.
Produzido nas instalações da ArcelorMittal em Sestao, Espanha, o aço XCarb® reciclado e produzido de forma renovável é fabricado utilizando uma proporção muito elevada de aço reciclado num forno de arco elétrico, alimentado com eletricidade 100% renovável. Isto resulta em emissões de CO2 cerca de 70 % inferiores às do mesmo produto fabricado sem o aço reciclado e produzido de forma renovável XCarb®.
O XCarb® da ArcelorMittal vai ser utilizado pela Schneider Electric para fabricar os novos invólucros de chão PanelSeT SFN, concebidos para proteger grandes painéis elétricos para automação industrial, distribuição de energia e aplicações eletrónicas. Uma vez que estes invólucros são construídos para resistir a ambientes operacionais difíceis, o aço XCarb® é também revestido com Magnelis®, um revestimento metálico que oferece uma elevada proteção contra a corrosão.
A parceria é o resultado de vários meses de colaboração técnica entre a ArcelorMittal Steel Services Centre Europe e a Schneider Electric com vista a encontrar o grau certo de aço e revestimento para o projeto. Este ano, a Schneider Electric já tinha anunciado a abertura de uma nova oficina de laminação na sua fábrica de Sarel, na Alsácia (França), para preparar as peças de aço com baixas emissões de carbono que são montadas na fábrica da empresa em Capellades, perto de Barcelona (Espanha). O aço de baixas emissões de carbono utilizado nestas fábricas é fornecido pela ArcelorMittal Steel Service Centres Europe a partir do seu centro de distribuição em Reims (França).
“A sustentabilidade está no centro da nossa missão na Schneider Electric, levando-nos a inovar e a criar um futuro mais sustentável. Chamamos a isto Eletricidade 4.0, ou seja, a integração de tecnologias digitais e da eletrificação para a sustentabilidade. Neste esforço, reconhecemos o poder das parcerias para causar um impacto ainda maior na nossa jornada para o net-zero,” afirmou Rohan Kelkar, Executive Vice-President, Power Products Division da Schneider Electric.
“Estamos orgulhosos por sermos parceiros e fornecedores da Schneider Electric, especialmente tendo em conta a sua liderança em matéria de sustentabilidade e redução das emissões de CO2 na sua cadeia de valor,” explicou Cédric Bouzar, CEO da ArcelorMittal Downstream Solutions. “Muitas pessoas em toda a ArcelorMittal contribuíram para o sucesso desta colaboração, resultando em que o aço XCarb® reciclado e produzido de forma renovável faz parte de um novo produto com baixas emissões de carbono. A ArcelorMittal Downstream Solutions espera trabalhar com a Schneider Electric em mais projetos deste género no futuro.”
Tendo em conta o seu compromisso net–zero validado pela iniciativa Science-based Targets, a Schneider Electric planeia estar “net-zero ready” em todas as suas operações com um objetivo de redução absoluta de carbono de 25 % em toda a cadeia de valor até 2030. A empresa definiu objetivos específicos para aumentar para 50 % o volume de materiais ecológicos – incluindo aço com baixo teor de carbono – útilizados nos seus produtos como parte do atual programa Schneider Sustainability Impact 2021-2025. A Schneider Electric é também membro da iniciativa Responsible Steel para aço obtido e produzido de forma responsável.
A ArcelorMittal Europe tem como objetivo reduzir as emissões de CO2 em 35 % até 2030 e atingir a neutralidade de carbono até 2050.
O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa.
FONTE: Press Release