Vivemos hoje um período único também na climatização e no conforto doméstico, em consequência da transição energética, da globalização e, infelizmente, também das alterações climáticas.

Por que produto, sistema e/ou fonte de energia devemos optar é, por vezes, uma incógnita com difícil resposta. As estratégias políticas, fundamentadas nos perigos do aquecimento global, apostam sobretudo na eletrificação como forma de descarbonizar, mas nem sempre os custos ou os sistemas se adaptam à nossa realidade e às nossas necessidades.

Por outro lado, uma gestão eficiente de qualquer sistema, independentemente da fonte de energia, acaba sempre por compensar. Uma programação adequada, temperaturas certas para diferentes utilizações e horas do dia, além de um controlo remoto, com live update do estado do sistema e de eventuais avarias, aumentam substancialmente a eficiência e reduzem drasticamente os custos de manutenção de qualquer instalação.

A regulação VAILLANT funciona ainda como integrador de diferentes tecnologias, independente da fonte de energia, e funções, conectando o utilizador a todos os serviços disponíveis e permitindo uma gestão avançada e remota. Nesse contexto, a app myVAILLANT tem um papel fundamental de não ser só a “porta” para o conforto, mas também de guiar o utilizador pelas várias opções de que este dispõe na gestão do sistema.

Todas as variáveis, temperatura da água e do ar, nível de humidade e de CO2, bem como os consumos e os ganhos energéticos, são agora facilmente controláveis e geridas pelo utilizador. Mas ao ampliarem-se todas estas funções aumenta-se a complexidade, a dificuldade para o utilizador comum de fazer as opções certas ou adequadas e de gerir eficientemente os seus consumos energéticos, enquanto tem o conforto desejado. Neste momento, o conforto é também a tranquilidade de saber que tudo funciona como esperado e que, acima de tudo, não há problemas, avarias ou outros imprevistos.

Mas, para isso, um sistema integrado tem também de estar conectado a um serviço de gestão de sistemas, em que o instalador ou serviço pós-venda vai poder monitorizar remotamente o funcionamento integral do sistema, fazendo à distância e a qualquer momento a gestão dos parâmetros da instalação e até, porque erros e avarias podem suceder, antecipadamente avisar o utilizador de eventuais problemas. Aqui, a transição é quase total, deixando de ser o utilizador a solicitar o serviço pós-venda, mas a ser este quem tem a iniciativa de pôr em marcha os necessários paliativos.

A VAILLANT já tem em funcionamento um serviço que põe em prática o que ainda parece ser ficção. O serviço myVAILLANT pro faz tudo isto, bastando que o utilizador esteja conectado, usando a gateway myVAILLANT connect, e aceite a monitorização do sistema por terceiros. É neste momento que o círculo se fecha, já que para além da sensação externa de conforto, que a temperatura certa nos dá, respiramos o ar mais puro, com a sensação única de tranquilidade que resulta da certeza de haver alguém sempre a ajudá-lo.

O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa.

Autores: Vaillant