A luz orienta, cria atmosfera e evoca emoções. Influencia o bem-estar, apoia processos de aprendizagem, aumenta o desempenho e fomenta a comunicação. Com “The Living Light – onde o Design e a Tecnologia moldam o Futuro”, a Light + Building irá apresentar, pela primeira vez, de 8 a 13 de março de 2026, em Frankfurt am Main, uma área especial que reúne todas estas dimensões da luz num conceito holístico e imersivo. Um percurso atmosférico por quatro áreas distintas da vida demonstra como a tecnologia de iluminação inovadora pode enriquecer o nosso quotidiano de variadíssimas formas.
Durante a feira líder mundial de iluminação e tecnologia de serviços para edifícios, a “The Living Light” ilustra como uma abordagem holística à iluminação se pode traduzir numa experiência espacial. Desenvolvida pela Lichtvision Design em nome da Light + Building, esta área especial será concretizada no Pavilhão 3.1, sob a direção curatorial de Carla Wilkins, Sócia Sénior e Diretora Criativa Global da Lichtvision Design Berlim. A empresa internacional de design de iluminação opera a partir de várias localizações em Berlim, Londres e Ásia — incluindo Hong Kong e Xangai — e é conhecida pelos seus conceitos holísticos na intersecção entre as pessoas, o espaço e a tecnologia. Como parte desta apresentação especial, cada uma das localizações desenvolveu o seu próprio foco temático sobre o tema da vida, a par de um conceito de comunicação partilhado. Desta forma, diferentes perspetivas culturais, métodos de trabalho e abordagens de design fluem para a instalação, formando coletivamente um quadro global multifacetado da luz como força modeladora na vida quotidiana.
No coração da apresentação está um elemento espacial contínuo: a “Green Spine” (Espinha Verde). Este corredor encenado com luz liga os quatro espaços temáticos e guia os visitantes através da instalação. Inspirada em formas de crescimento natural, uma parede desenhada com musgo acompanha o percurso. A luz fornece orientação, dirige o olhar e muda de intensidade e ambiente ao longo das estações individuais. A natureza torna-se, assim, um símbolo de ligação e continuidade entre áreas da vida, tecnologias e pessoas. “Com a ‘The Living Light’, queremos mostrar que a luz é muito mais do que iluminação. A luz é um fator de design vivo que apela às nossas emoções, motiva-nos e liga-nos uns aos outros. Quando utilizamos a tecnologia da forma correta e a integramos num conceito global holístico, a luz pode melhorar cada momento do nosso dia a dia”, explica Carla Wilkins.
A viagem por quatro áreas da vida
O percurso pela “The Living Light” conduz os visitantes através de quatro áreas centrais da vida, nas quais a luz pode ser experienciada como um fator moldador e conector.
“Home” (Casa) – Atmosfera, dinamismo e bem-estar A viagem começa no espaço “Home” — o ponto de partida emocional da vida quotidiana. Aqui, a luz é vivida como uma companheira pessoal que se adapta às horas do dia, aos estados de espírito e às necessidades individuais. Diferentes cenários de iluminação traduzem o decorrer de um dia: desde situações calmas e quentes de manhã e à noite, passando por momentos de iluminação mais intensos e ativadores, até um cenário noturno que permite conscientemente a escuridão. Os visitantes são convidados a assumir o controlo através de uma interface de iluminação e a alterar a atmosfera do espaço. Desta forma, a luz torna-se uma ferramenta tangível que cria uma sensação de segurança, permite o refúgio e apoia a proximidade emocional.

“Education” (Educação) – A luz como motor de motivação e saúde Na área “Education”, o foco incide sobre a forma como a luz pode moldar positivamente os ambientes de aprendizagem. Aprender é um processo complexo no qual crianças, jovens e adultos trazem diferentes pré-requisitos, perceções e formas de concentração. Quatro cenários espaciais desenhados especificamente ilustram diferentes tipos de aprendizagem, desde a aprendizagem lúdica e ativa até abordagens digitais e formatos de aprendizagem disruptivos, por exemplo no contexto de PHDA ou necessidades específicas de saúde. Cada uma destas zonas utiliza estratégias de iluminação direcionadas, que variam entre iluminação direta e indireta, cenários de luz difusa e calma, e acentos ativadores. A instalação demonstra assim como a luz pode aumentar a motivação, reduzir a sobrecarga sensorial e apoiar processos de aprendizagem individuais.
“Work” (Trabalho) – Equilíbrio entre desempenho e regeneração O espaço temático “Work” encena o quotidiano laboral como uma narrativa espacial. Num ambiente estritamente geométrico e altamente focado, o decurso de um dia de trabalho torna-se visível através da luz. Diferentes fases, como o foco matinal, a dispersão mental por volta do meio-dia, a aceleração e pressão à tarde, e o abrandamento gradual ao final do dia, tornam-se percetíveis apenas através da luz, do ritmo e da intensidade. No centro está um posto de trabalho que exibe deliberadamente desordem. Simboliza o indivíduo dentro de um sistema altamente controlado. Aqui, a luz não é usada de forma decorativa, mas assume uma função narrativa: mede o tempo, cria tensão e torna visíveis os estados emocionais.
“Communication” (Comunicação) – A interação lúdica entre tecnologia sensorial e luz Na área “Communication”, o destaque vai para a interação entre a luz, a tecnologia de sensores e a interação. A luz responde ao movimento, muda dinamicamente e torna visível a conectividade. Os visitantes experienciam em primeira mão como os ambientes de iluminação surgem de forma intuitiva, lúdica e interativa, sobrepondo-se e evoluindo em diálogo com o espaço. Isto realça como os sistemas de iluminação em rede podem promover a comunicação e tornar os espaços interativos e vibrantes.
A “The Living Light” faz parte do programa de eventos de alto nível da Light + Building 2026, oferecendo conhecimento especializado e inspiração diversificada para designers de iluminação, arquitetos, designers e o público profissional orientado para a iluminação. O ponto de encontro central é a Design Plaza no Pavilhão 3.1, que serve de palco para intercâmbio, palestras e discussões, colocando o design, a arquitetura e a luz na vanguarda. Diariamente ocorrem aqui painéis de debate, apresentações e contribuições de vários parceiros. Além disso, da Design Plaza partem visitas guiadas que conduzem a expositores selecionados e fornecem informações aprofundadas sobre os desenvolvimentos e tendências atuais na indústria da iluminação.
Toda a informação sobre o programa de eventos da Light + Building 2026 pode ser encontrada aqui.
O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa
Fonte: Press Release








