O projecto NetZeroCities lançou o EU Cities Mission Policy Lab, uma iniciativa que dará às cidades europeias um papel activo na definição da futura Estratégia de Aquecimento e Arrefecimento da União Europeia e do Plano de Acção de Electrificação. O laboratório de políticas decorrerá entre Outubro e Novembro, num formato totalmente online.
Durante quatro semanas, representantes municipais, decisores políticos e especialistas em energia irão reunir-se para discutir soluções concretas de descarbonização do aquecimento e do arrefecimento, dois grandes desafios na transição energética das cidades europeias.
A primeira sessão do laboratório está marcada para o dia 21 de Outubro e servirá para apresentar as propostas em curso a nível europeu e os desafios enfrentados pelas cidades. Na semana de 27 de Outubro, os participantes terão uma sessão de intercâmbio entre pares, com foco na partilha de experiências e desafios.
Já no dia 4 de Novembro, irá acontecer uma outra sessão, desta vez dedicada ao feedback sobre as políticas europeias, com o objectivo de identificar medidas nacionais e locais que possam complementar as propostas da União Europeia. Por fim, entre 10 e 17 de Novembro, será publicado um relatório de políticas com as conclusões do laboratório e recomendações práticas dirigidas às instituições da UE.
Apoio à descarbonização e à electrificação
O EU Cities Mission Policy Lab visa apoiar as cidades na formulação de respostas concretas aos desafios da descarbonização, contribuindo também para a consulta pública da Comissão Europeia actualmente em curso sobre a Estratégia de Aquecimento e Arrefecimento e o Plano de Acção de Electrificação.
De acordo com o disposto na Directiva de Eficiência Energética, os municípios com mais de 45 mil habitantes deverão preparar planos locais de aquecimento e arrefecimento. Para que tal seja possível, as autoridades nacionais e europeias devem capacitar os municípios com apoio financeiro, técnico e regulatório.
Desafios concretos e soluções colaborativas
Os participantes no laboratório poderão colaborar na definição de políticas europeias mais alinhadas com as realidades locais, abordando quatro grandes desafios: tensão na rede eléctrica; instalação e ligação de sistemas de aquecimento urbano; substituição de caldeiras a combustíveis fósseis; e aproveitamento do potencial de energias renováveis locais.
O formulário de inscrição para as sessões está disponível aqui.
Fotografia de destaque: © NetZeroCities