TRENDING:

A evolução do setor da energia
A ENERGIA: transição de quê?
INESC TEC lidera projecto europeu para construir plataf...
Edificios e Energia
  • Notícias
    • Empresas
    • Entrevista
    • Opinião/Análise
    • #FORUM
  • Revista Impressa
  • Revista Digital
  • Subscrições
  • Mercado
    • Directório Profissional

Select Page

Rumo à neutralidade carbónica: Inteligência Artificial como motor de eficiência e flexibilidade nos sistemas energéticos de edifícios

Posted by João Carlos Simões | Jul 16, 2025 | Empresas

Rumo à neutralidade carbónica: Inteligência Artificial como motor de eficiência e flexibilidade nos sistemas energéticos de edifícios



A Vaga de Renovação da União Europeia tem como objetivo reduzir a procura energética e as emissões de carbono do setor dos edifícios, promovendo a renovação energética de um parque edificado maioritariamente antigo e ineficiente. Paralelamente, a Diretiva para o Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) dá especial ênfase à digitalização do setor dos edifícios, levando os estados-membros a implementar medidas para que os edifícios sejam dotados de sistemas de automatização e controlo nos edifícios (SACE). No entanto, os SACE tradicionais limitam-se, em geral, ao controlo básico dos sistemas de AVAC, descurando aspetos críticos como a otimização energética e a deteção de anomalias.

A implementação destes sistemas resulta num crescimento exponencial de dados disponíveis, abrindo portas para a integração de inteligência artificial (IA) nos sistemas de gestão de energia, permitindo análises em tempo real, decisões autónomas e um controlo mais preciso.

Os edifícios não residenciais, pela dimensão e complexidade dos seus sistemas técnicos, tendem a consumir mais energia e, por esse motivo, o desempenho adaptado às necessidades e em boas condições de funcionamento é essencial para garantir um elevado nível de eficiência energética.  Em paralelo, a anomalia ou a falha de um componente do sistema técnico, pode resultar num impacto significativo do desempenho global do sistema e por conseguinte resultar no aumento do consumo energético.

Apesar da grande maioria destes equipamentos estar sujeito aos regimes de inspeções e manutenções, pelas periodicidades em que estas ações ocorrem, tais ações podem não ser suficientes, prolongando no tempo o funcionamento de sistemas potencialmente comprometidos. As metodologias de deteção e diagnóstico de falhas (DDF) baseadas em IA surgem neste campo como uma solução inovadora, permitindo inspeções digitais e mais frequentes. As abordagens DDF utilizam algoritmos de aprendizagem automática, para detetar e diagnosticar falhas com precisão em sistemas AVAC complexos, garantindo o desempenho ideal de forma contínua. Estas soluções têm demonstrado reduções de consumo energético até 20%, com consequente diminuição dos custos operacionais e prolongamento da vida útil dos equipamentos.

Métodos de aprendizagem automática integrados nos sistemas de gestão técnica como redes neuronais e arquiteturas de deep learning, têm também demonstrado elevada precisão em previsões de curto prazo (ex.: energia, temperatura, pressão, etc.). Estas capacidades preditivas são fundamentais para o desenvolvimento do gémeo digital de um edifício (GD), maquetes detalhadas representativas do desempenho do edifício, que servem de base para o treino de algoritmos de Reinforcement Learning (RL), um tipo de inteligência artificial que aprende com a experiência, e que ao contrário das abordagens preditivas, aprende estratégias ótimas através da interação dinâmica com o ambiente, explorando o resultado imediato e futuro de cada ação de controlo, sendo possível atingir reduções de consumo de até 30%. 

Também a adaptação do consumo do edifício aos sinais da rede, baseada em algoritmos de IA é uma realidade futura. Estes algoritmos permitem ajustar dinamicamente o funcionamento dos sistemas, modulando as cargas internas de acordo com a disponibilidade de geração renovável e sinais de preço dinâmico da rede. 

COP28: Países comprometem-se a triplicar energias renováveis e duplicar eficiência energética
Leia também
COP28: Países comprometem-se a triplicar energias renováveis e duplicar eficiência energética

Apesar dos avanços promissores, a adoção generalizada da IA na gestão de energia dos edifícios enfrenta ainda diversos desafios. Generalização, interoperabilidade, integração com sistemas existentes e cibersegurança continuam a ser barreiras significativas. No entanto, a integração da IA na gestão técnica de edifícios representa uma oportunidade transformadora, criando infraestruturas energéticas mais inteligentes, eficientes e adaptativas.


As opiniões expressas são da responsabilidade dos autores e
não reflectem necessariamente as ideias da revista Edifícios e Energia.

ESTE ARTIGO CONTA COM O APOIO DA ADENE

Share:

PreviousCIMPOR distinguida com o Estatuto INOVADORA COTEC 2025
NextNova edição Julho/Agosto 2025 | Edifícios: Um novo patamar para a inteligência

About The Author

João Carlos Simões

João Carlos Simões

Related Posts

Armazenamento energético e produção de energias renováveis  são fatores chave para a economia circular

Armazenamento energético e produção de energias renováveis são fatores chave para a economia circular

Outubro 14, 2020

Concessionário da Lexus em Faro com fachada ventilada Ark Wall da Isopan

Concessionário da Lexus em Faro com fachada ventilada Ark Wall da Isopan

Janeiro 13, 2020

LG expande rede global de formação em AVAC para desenvolver competências especializadas ajustadas à realidade local

LG expande rede global de formação em AVAC para desenvolver competências especializadas ajustadas à realidade local

Junho 6, 2025

Nova Campanha Digital da Vulcano: “Natal em família é tradição da casa”

Nova Campanha Digital da Vulcano: “Natal em família é tradição da casa”

Dezembro 20, 2024

PUBLICIDADE

HALFPAGE

BannerLateral

Eventos3

Revista separador

Revista

Capa EE

Opiniao separador

Opinião

Autor #1

Celeste Campinho

Presidente da Direcção da...

Ver Artigos

Autor #2

Eduardo Maldonado

Professor Catedrático da FEUP...

Ver Artigos
  • A inteligência nos edifícios
    por Serafín Graña | Out 21, 2025 | Notícias Opinião/Análise

    Este tema transporta-nos para a vivência dos anos em que se começou a dar importância e reconhecimento às múltiplas vantagens que as novas tecnologias emergentes foram paulatinamente integrando nos novos edifícios e, também em alguns casos, nos edifícios existentes sujeitos a renovação. Recordemos um pouco de história, as datas e …

+ ver mais Autores

SCN

© EDIFÍCIOS E ENERGIA | powered by MobintegTermos e Condições | Aviso Legal | Ficha Técnica | Contactos

Subscrever a nossa newsletter

A subscrição foi feita com sucesso

© Edifícios e Energia | powered by Mobinteg

Subscreva a nossa newsletter semanal

Subscreva a nossa newsletter semanal

Receba todas as notícias e novidades da Edifícios e Energia na sua caixa de correio electrónica.

You have Successfully Subscribed!

×
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.