A Fundação Calouste Gulbenkian organiza a 1 de Julho um webinar onde será discutido o papel das one-stop shops no combate à pobreza energética. 

Durante o webinar “Apoiar os cidadãos no combate à pobreza energética” serão apresentadas os principais resultados e recomendações do Relatório de Impacto do Ponto de Transição, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian cujo projecto-piloto foi implementado em Setúbal, entre 2022 e 2023. 

Este webinar dirige-se a todas as organizações envolvidas no combate à pobreza energética, como entidades ligadas ao governo central, municípios, agências de energia e ambiente regionais, organizações não-governamentais e comunitárias, instituições académicas e centros de investigação e também entidades do setor privado, interessadas em acelerar o processo de transição energética. 

O webinar acontece a 1 de Julho, segunda-feira, às 11h e está sujeito a inscrição prévia neste link. O evento online tem como parceiros a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, o CENSE – Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade FCT – NOVA University of Lisbon e a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional). 

Ponto de transição: o que é? 

O Ponto de Transição consiste numa one-stop shop, um espaço de atendimento presencial que funciona num contentor marítimo renovado. Sendo Portugal o quinto país da Europa com maior risco de pobreza energética, o objectivo desta iniciativa é fornecer informação aos munícipes sobre como podem melhorar o conforto térmico das suas casas. Com o apoio de um perito qualificado, esta one-stop shop presta vários serviços às populações locais: aconselhamento sobre facturas de eletricidade e gás; informação e aconselhamento sobre a obtenção de financiamento para a renovação energética das habitações e apoio ao preenchimento de candidaturas; e avaliações energéticas gratuitas das habitações. 

Fotografia de destaque: © Município de Setúbal