Vai nascer a primeira Comunidade de Energia Renovável (CER) nos Açores. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal da Ribeira Grande, em São Miguel, e a Cleanwatts. A empresa açoriana Kinergy vai ajudar na implementação.

No local há uma vantagem: será possível aproveitar “investimentos que já tenham sido feitos pela autarquia, não implicando investimento do município, mas apenas a valorização de recursos já existentes e a partilha dos seus benefícios pela comunidade”, revela a Cleanwatts em comunicado.

A comunidade será criada a partir da capacidade fotovoltaica que já existe, e que foi financiada em 85% pelo programa Açores 2020. O objectivo é aumentar a eficiência energética dos edifícios públicos e reduzir a factura energética. Além das novas mais-valias, será rentabilizado o investimento prévio uma vez que a energia produzida localmente e não consumida poderá ser distribuída pelos membros da CER que estejam nas proximidades.

O próximo passo é identificar cerca de 30 famílias que serão incluídas no projecto para que possam beneficiar da energia partilhada e limpa, a um preço reduzido.

Além de diminuir os valores da factura daqueles que aderirem à comunidade, Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, quer atingir outra meta: “Implementar o mesmo modelo em zonas industriais, como forma de atrair novas empresas para o concelho”.

Com este projecto, a Cleanwatts chega aos Açores, depois de ser já uma empresa experiente em Portugal continental. O foco da climate tech é melhorar a relação da sociedade com a energia, sobretudo localmente.