Com o objectivo de fazer avançar a liderança tecnológica e as metas de sustentabilidade da Europa, a Comissão Europeia criou recentemente três novas parcerias relativas a materiais avançados, energia fotovoltaica e têxteis. 

Estas novas parcerias irão complementar e reforçar a actual carteira de doze parcerias co-programadas lançadas na sequência do Plano Estratégico Horizonte Europa 2021-2024. As parcerias europeias no âmbito do Horizonte Europa consistem em iniciativas de colaboração que reúnem entidades privadas e/ou públicas – frequentemente representadas por associações industriais – para actividades conjuntas de investigação e inovação.  

Os mais recentes acordos, criados no âmbito do Plano Estratégico 2025-2027 do programa Horizonte Europa, “impulsionarão o crescimento, a sustentabilidade e a resiliência, contribuindo para uma Europa forte, inclusiva e competitiva a nível mundial”, refere a Comissão Europeia em comunicado. 

A Parceria Europeia para a Inovação em Energia Fotovoltaica pretende reforçar a posição da Europa na indústria fotovoltaica mundial, apoiando a transição para as energias renováveis, em especial para a energia de fonte solar. Estas ambições são previstas no Pacto Ecológico Europeu, no Plano REPowerEU e na Directiva Energias Renováveis de 2023. A Comissão Europeia explica que esta iniciativa irá “aumentar a capacidade de fabrico de energia fotovoltaica na Europa, desenvolver uma cadeia de valor mais resiliente na União Europeia (UE) e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis através da colaboração em toda a cadeia de valor da energia fotovoltaica”. Nesta parceria, a Comissão e os parceiros privados planeiam investir até 240 milhões de euros, cada um, de 2025 a 2030. 

Por sua vez, em consonância com a Comunicação sobre Materiais Avançados para a Liderança Industrial, a Parceria Europeia para Materiais Avançados Inovadores para a UE reforçará a soberania tecnológica e a competitividade industrial no domínio dos materiais avançados. “A parceria responderá às necessidades industriais e acelerará a conceção, o desenvolvimento e a adopção industrial de materiais avançados seguros e sustentáveis e de tecnologias associadas adaptadas à economia circular”, avança a Comissão Europeia. 250 milhões de euros é o valor máximo que a instituição europeia e os seus parceiros privados planeiam investir nesta iniciativa até 2030. 

Citada no comunicado, Henna Virkkunen, vice-presidente executiva para a Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia, considera que, “ao promover a colaboração público-privada em sectores emergentes e transformadores através destas novas parcerias, a União Europeia está a impulsionar o progresso em áreas-chave como os materiais avançados, a energia solar e os têxteis”. Acrescenta que o caminho para a soberania tecnológica é claro: “É preciso transformar a Europa numa potência mundial digital e de inovação, reduzindo simultaneamente a dependência de tecnologias importadas”.  

O que se segue 

A Comissão Europeia explica no comunicado que o memorando de entendimento constitui a base para a cooperação entre a Comissão e os outros parceiros numa parceria co-programada. Uma vez adoptado e assinado, “as parcerias terão início através de convites específicos do programa de trabalho do Horizonte Europa, complementados por investimentos e actividades adicionais dos parceiros”.  

As primeiras oportunidades de financiamento no âmbito destas novas parcerias farão parte do programa de trabalho do Horizonte Europa para 2025. 

Fotografia de destaque: © Shutterstock