Face à “lacuna de competências no sector do aquecimento e arrefecimento urbano”, o projecto Skills4DHC pretende revolucionar o desenvolvimento de aptidões e o recrutamento, melhorando as capacidades e qualificações dos profissionais.
“À medida que a Europa avança no sentido da neutralidade climática, o sector do aquecimento deverá evoluir. A indústria DHC (district heating and cooling, em português, aquecimento e arrefecimento urbano) desempenhará um papel fundamental na descarbonização da produção e distribuição de calor. Mas sem as competências certas e profissionais qualificados suficientes, esta transformação não pode acontecer”, explicam os responsáveis pelo projecto, em comunicado.
Assim sendo, o Skills4DHC visa abordar duas questões: a necessidade de desenvolver as competências e qualificações dos profissionais de aquecimento e arrefecimento urbano e o desafio de recrutar talento suficiente para satisfazer as exigências de uma indústria em crescimento, capaz de impulsionar a transição energética na Europa.
Mas quais são os objectivos? O projecto pretende pôr em marcha o desenvolvimento de conhecimentos especializados em toda a força de trabalho do aquecimento e arrefecimento urbano: desde os operários na construção, operações e manutenção até aos funcionários públicos envolvidos no planeamento térmico e no desenvolvimento do DHC.
Para além disso, o Skills4DHC quer assegurar a próxima geração de especialistas do sector, oferecendo cursos universitários e formação profissional. Serão desenvolvidos um total de 13 programas de formação especializados em DHC, centrados na descarbonização dos sistemas existentes, na melhoria da eficiência da rede e na expansão dos mercados de DHC com impacto neutro no clima.
Os testes serão realizados em seis países – Áustria, Estónia, Alemanha, Irlanda, Itália e Países Baixos –, que servirão de test beds para os programas de formação, garantindo que são adaptados às necessidades do mundo real antes de serem expandidos pela Europa.
O projecto entrou em acção em Setembro e irá prolongar-se até Agosto de 2027. Durante os próximos três anos, o consórcio do projecto, composto por nove parceiros europeus, vai colaborar com organizações de formação e parceiros da indústria para desenvolver e aperfeiçoar os programas e, em última análise, transferir conhecimentos e competências por toda a Europa.
Fotografia de destaque: © Skills4DHC