A edição deste ano da Semana Europeia da Energia Sustentável (EUSEW) acontece de 22 a 26 de Junho e vai ser a primeira a decorrer de forma “completamente digital”. O encontro on-line promete ser “interactivo” e palco de partilha de melhores práticas e a discussão sobre energias limpas e a “recuperação verde” no pós-pandemia. Os registos para participações abriram a 2 de Junho.

Debaixo de uma crise pandémica, a 15ª edição da Semana Europeia da Energia Sustentável da União Europeia adaptou-se aos tempos e, para além de ser a primeira a ter lugar exclusivamente em ambiente digital, vai subordinar a discussão ao tema Para além da crise: energia limpa para o crescimento e a transição verde. O evento, que promete ser “interactivo”, vai promover a partilha de boas práticas e a discussão do caminho a percorrer, no sector energético, para um “futuro sustentável”.

Organizado pela Comissão Europeia, o 15º EUSEW vai juntar indústria energética e decisores políticos europeus, como acontece todos os anos, em torno das energias renováveis, eficiência energética, inovação e descarbonização da economia da União Europeia. As inscrições para participação abriram esta terça-feira e durante o evento serão anunciados os vencedores dos EU Sustainable Energy Awards, destinados a premiar projectos de inovação nas áreas da eficiência energética e renováveis. Através da avaliação por parte de um júri de especialistas e de um processo de votação público, serão distribuídos prémios por três categorias: envolvimento cidadão, inovação e juventude. Entre os projectos finalistas, está o projecto português Fatura Amiga, uma iniciativa da associação para a defesa do consumidor DECO que tem como objectivo “empoderar” os consumidores de energia e ajudá-los a melhorar a sua compreensão da informação presente nas facturas de energia. As inscrições para os apresentações dos finalistas, inclusivamente para a sessão em que participa o projecto da DECO, já se encontram abertas.

Na edição do EUSEW de 2019, o projecto ClimACT, com participação portuguesa, foi um dos vencedores dos prémios europeus, na categoria juventude (Youth). A iniciativa, que conta com a participação do Instituto Superior Técnico (IST), tem o objectivo de avaliar o desempenho ambiental de energético de quase quatro dezenas de escolas-piloto e de desenvolver ferramentas que apoiem uma mudança de paradigma para uma economia de baixo carbono nas escolas.

Entre os dias 23 e 25 de Junho, terão lugar 30 sessões de discussão de políticas, sobre os “vários aspectos do Pacto Ecológico Europeu” e sobre “uma recuperação verde” para o período pós pandemia. Para além da conferência de políticas e da entrega dos prémios EU Sustainable Energy Awards, a programação do EUSEW vai contar, pela primeira vez, com a celebração do EU Youth Energy Day, no dia 22 de Junho. A data pretende reunir pessoas jovens num debate sobre transição energética e vai possibilitar que aqueles com as ideias “mais criativas” possam apresentá-las ao vice-presidente do Pacto Ecológico Europeu, Frans Timmermans.