As eleições para o Parlamento Europeu aproximam-se a passos largos e o sector europeu de aquecimento e arrefecimento a partir da energia solar dá a conhecer o Manifesto para os Próximos Legisladores Europeus. Através do documento, fornece aos decisores políticos um conjunto de orientações estratégicas para apoiar o sector da energia solar térmica.  

O manifesto, lançado pela Solar Heat Europe, defende o papel desempenhado pela energia solar na transição energética e na economia europeia. O mote do documento é “acelerar a transição energética de uma forma que beneficie os cidadãos e a economia da União Europeia” e inclui cinco recomendações-chave: 

  • Definir “urgentemente” uma nova estratégia de aquecimento e arrefecimento renováveis especificamente concebida para satisfazer as diversas exigências nos sectores residencial e industrial – é defendido que este plano deve dar prioridade ao fornecimento “descentralizado de energia através de tecnologias de aquecimento directas e renováveis, nomeadamente sistemas solares térmicos, estrategicamente combinados para aumentar a resiliência global do nosso sistema energético”; 
  • Proteger, apoiar e incentivar tecnologias limpas nas pequenas e médias empresas (PME), que podem ir desde o apoio directo ao investimento até a novos mecanismos que visam o apoio técnico e logístico para novos investimentos e programas de inovação; 
  • Dar prioridade à implementação de soluções de aquecimento renovável a preços acessíveis, criando instrumentos financeiros europeus que facilitem o acesso ao financiamento – as taxas de juros zero para cidadãos e indústrias é uma das medidas recomendadas; 
  • Dar ênfase à resiliência, fiabilidade e reciclabilidade da energia solar; 
  • Triplicar a implantação de sistemas solares térmicos até 2030, através de campanhas de sensibilização, iniciativas de requalificação da mão de obra e a promoção de um tratamento equitativo de todas as tecnologias 

“Apelamos a um Plano de Acção para o Aquecimento e Arrefecimento Renováveis que aborde a procura de aquecimento e arrefecimento por parte dos edifícios e da indústria, com base em várias soluções descentralizadas, aumentando a resiliência do sistema energético, incluindo roteiros específicos para soluções de aquecimento renovável directo, como o solar térmico”, refere, no manifesto, a directora-geral da Solar Heat Europe, Valérie Séjourné. 

A tecnologia solar térmica faz uso da gratuita e inesgotável energia solar para fornecer água quente e aquecimento a casas, edifícios e indústrias. Embora possa parecer um sistema simples, trata-se de uma tecnologia que tem vindo a evoluir e a inovar, tendo em mente a complementaridade com outras tecnologias renováveis e livres de combustíveis fósseis.  

O solar térmico, sendo produzido na Europa, mostra-se como uma solução descentralizada com a capacidade de reforçar a independência energética do continente. Para além disto, “assegura preços estáveis ao depender da energia gratuita do sol, com o benefício adicional do armazenamento térmico incorporado”, menciona o manifesto. 

Guglielmo Cioni, presidente da Solar Heat Europe, salientou que deve existir a preocupação de aplicar as medidas já adoptadas a nível europeu. O pacote Fit for 55 é uma dessas medidas e foi concebido pela União Europeia (UE) para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em, pelo menos, 55% até 2030. O pacote inclui um conjunto de propostas destinadas a rever e atualizar a legislação da UE e a criar novas iniciativas para que as políticas europeias vão ao encontro dos objectivos climáticos acordados.  

Guglielmo Cioni refere que “o pacote Fit for 55 negociado durante o actual mandato trouxe muitas oportunidades e objectivos para a indústria, cidades e Estados-Membros: a sua implementação bem-sucedida, de uma forma aberta e objectiva em todos os Estados-Membros é absolutamente fundamental.” 

Este manifesto da Solar Heat Europe contou com a contribuição de algumas entidades, tais como a Solar Impulse Foundation, a Cool Heating Coalition, o International Copper Institute Europe e a GCP Europe. 

O que é a Solar Heat Europe? 

A missão da Solar Heat Europe consiste em promover a energia solar como uma tecnologia-chave para a descarbonização do aquecimento e arrefecimento na Europa, junto dos decisores políticos europeus. Apoia também projectos europeus, certificações e investigações no campo da transição energética. 

Fotografia de destaque: © Shutterstock