O município de Oeiras integra a Rede Nacional de Potencial Solar, um portal onde são disponibilizados dados sobre o potencial solar de uma determinada área geográfica.

O portal coloca à disposição dos interessados um conjunto de informações acerca do potencial solar do seu território e uma estimativa do retorno do investimento em equipamentos de captação de energia solar.

Segundo a informação disponível no site da iniciativa, através de um simples clique, qualquer cidadão tem acesso a dados determinantes acerca da capacidade solar do local pretendido, desde um edifício até uma morada, obtidos através do desenvolvimento de um Modelo Digital de Superfície, com um grande rigor cartográfico, recorrendo, preferencialmente, por intermédio da já disponibilizada cartografia digital, bem como da área disponibilizada em termos de painéis solares e os dados económicos do investimento. 

Esta Rede Nacional de Potencial Solar surge, assim, como uma ferramenta crucial para estes municípios, quer estejam interligados através do Pacto dos Autarcas, quer tenham apenas prementes preocupações ambientais e de sustentabilidade. Desta forma, esta comunidade junta entidades com uma preocupação a nível ambiental e de sustentabilidade, e cuja aposta e sensibilização da sociedade civil para o potencial da energia solar, é uma das suas grandes bandeiras, já que as mais de 2600 horas de sol por ano que Portugal oferece, e os mais de 3 milhões de telhados disponíveis, são activos que não se podem desperdiçar.

Ainda de acordo com o site, até ao final deste ano, espera-se uma percentagem na ordem de 30 % de municípios portugueses que passem a integrar esta Rede Nacional de Potencial Solar. Para aderirem, os municípios só têm de contactar a comunidade através do e-mail info@potencialsolar.pt.