A Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) lidera o projecto europeu DISCOVER, uma iniciativa inovadora para reduzir os resíduos de construção e demolição através de tecnologias de inteligência artificial, robótica avançada e Building Information Modeling (BIM). Com o objectivo de tornar o sector da construção mais sustentável e eficiente, o projecto está empenhado na reutilização de materiais e na redução das emissões de gases com efeito de estufa. 

O sector da construção é um dos maiores consumidores de recursos e um dos principais geradores de resíduos a nível mundial. É também responsável por cerca de 40 % das emissões globais de gases com efeito de estufa. Este sector carece ainda de processos eficientes para a identificação, reutilização e reciclagem de materiais, especialmente durante os processos de demolição. É neste contexto que surge o DISCOVER, um projecto que visa desenvolver uma solução abrangente para resolver os problemas de resíduos e emissões do sector da construção. A combinação de ferramentas e tecnologias foi a chave encontrada para gerir os materiais de construção de uma forma eficiente, sustentável e circular. 

“Esta situação [do sector da construção] resultou numa gestão fragmentada que não explora o potencial das tecnologias emergentes. Actualmente, o processo de demolição gera frequentemente grandes quantidades de resíduos e as opções de reciclagem ou reutilização são limitadas”, pode ler-se num comunicado de imprensa do DISCOVER. 

O projecto está assente em três pilares. O primeiro é a análise de dados em tempo real: com tecnologias avançadas de robótica, sensores e inteligência artificial, os materiais e componentes das construções existentes serão identificados e analisados de forma contínua. Serão desenvolvidos sistemas robóticos autónomos para a captação e análise de dados e implementados algoritmos de inteligência artificial para classificar e quantificar os materiais de construção. 

O segundo pilar do projecto será a optimização dos processos de demolição com protocolos baseados em BIM. Através do uso desta ferramenta, o sistema permitirá a medição e gestão de materiais, a optimização dos processos de demolição e a recuperação de materiais para minimizar os custos e os impactes ambientais. Esta tecnologia facilita a identificação dos materiais que podem ser recuperados e reutilizados, assim como a forma de o fazer da maneira mais eficiente possível. 

O terceiro e último pilar prende-se com a criação de uma base de dados de materiais secundários, para fornecer rastreabilidade e acessibilidade aos materiais recuperados, promovendo a sua reutilização e reciclagem em novos projectos. 

Alba Pérez Gracia, líder do projecto e investigadora do Departamento de Engenharia Mecânica da UPC, afirma que este projecto visa “contribuir para a incorporação de tecnologias digitais, automatização e robótica no sector da construção”, acrescentando que o projecto quer “ajudar a criar uma demolição de precisão baseada no acesso à informação por parte de todos os intervenientes, melhorando a eficiência dos processos e a recuperação e reutilização de materiais”. 

Financiado pelo programa Horizonte Europa, o DISCOVER tem uma duração de quatro anos e um orçamento total de quase 6 milhões de euros. O projecto conta ainda com a participação de um consórcio de 14 parceiros de oito países europeus.

Fotografia de destaque: © Unsplash